Um novo relatório mostra que 65% das 1.450 organizações Web3 são baseadas em tecnologia blockchain nativa, enquanto 35% são baseadas em tecnologia não nativa.

Os Emirados Árabes Unidos (EAU) surgiram como um dos destinos de mais rápido crescimento para projetos Web3, graças às iniciativas tomadas por seu governo.

Um relatório de pesquisa recente publicado pela plataforma Web3 Crypto Oasis Ecosystem destacou o domínio dos Emirados Árabes Unidos na economia Web3, ao identificar mais de 1.450 organizações Web3 ativas com quase 7.000 indivíduos.

O relatório dividiu os projetos baseados na Web3 em duas categorias, ou seja, projetos blockchain nativos e não nativos. Os projetos de blockchain nativos são aqueles que se baseiam exclusivamente na tecnologia descentralizada nativa. Atualmente, existem 950 organizações (65%) trabalhando para isso, enquanto 35% ou 500 organizações se enquadram na categoria não nativa.

O relatório destacou que o Dubai Multi Commodities Centre (DMCC) registrou mais de 460 organizações nativas, o que representa mais de 50% de todas as organizações nativas de blockchain em Dubai.

O governo dos Emirados Árabes Unidos tem sido bastante proativo em relação à adoção da tecnologia blockchain e dos mercados emergentes associados a ela, seja o Metaverse, tokens não fungíveis (NFTs) ou Web3. O Future Blockchain Summit em andamento em Dubai é outra iniciativa que promove oportunidades de negócios globais para inovadores da Web3.

O governo de Dubai anunciou uma estratégia Metaverse em julho com o objetivo de transformá-la em uma das 10 principais economias Metaverse do mundo. A iniciativa promoveu as ambições de Dubai de apoiar mais de 40.000 empregos virtuais até 2030. O Ministério da Economia dos Emirados Árabes Unidos dobrou o plano até o final de setembro, pois se tornou um dos primeiros governos a abrir uma sede no Metaverse.

O foco dos Emirados Árabes Unidos na tecnologia Web3 também tornou o país um ponto de acesso para algumas das principais plataformas e empresas globais de crypto. A exchange global de crypto Binance marcou sua presença entre os investidores do Oriente Médio executando várias operações licenciadas em Abu Dhabi, Dubai e outras regiões.

Por PRASHANT JHA