A última medida é vista como parte de uma estratégia bem calculada para tornar Dubai um centro web3 para atrair talentos globais e torná-lo uma potência tecnológica

Prevê-se que a decisão do Dubai de alargar licenças comerciais fortemente subsidiadas para empresas no sector da IA e da Web 3.0 conduzirá a um aumento imediato nos investimentos centrados na web3 nos EAU, atraindo mais de 600 novos empreendimentos no sector até ao final de 2023, disseram especialistas da indústria.

O mais recente golpe de mestre regulamentar do emirado, ocorrido no meio da ambiguidade política em relação ao sector em países como os EUA, é visto como parte de uma estratégia bem calculada para tornar o Dubai num centro web3 para atrair talentos globais para torná-lo uma potência tecnológica.

Estima-se que os Emirados Árabes Unidos tenham atualmente cerca de 400 empreendimentos no setor web3.

O Dubai AI and Web 3.0 Campus, o centro dedicado do emirado para inovação em IA e web3, anunciou na semana passada que emitiria licenças de inteligência artificial (IA) e Web3 para apoiar uma ampla gama de atividades no setor.

A licença AI e Web3 será uma licença comercial subsidiada em 90% para empresas que desejam estabelecer seus negócios em Dubai. Além disso, o Campus também fornecerá infraestrutura física e digital de classe mundial para construir e dimensionar empresas de tecnologia.

Estas licenças serão emitidas pelo Centro Financeiro Internacional do Dubai (DIFC) para empresas com escritórios físicos e espaços de co-working no edifício ‘Innovation One’ do Centro.

Mova-se para levar a um aumento nos investimentos centrados na web3

“Com o mais recente movimento positivo, podemos esperar um aumento nos investimentos centrados na web3 nos Emirados Árabes Unidos, uma vez que encorajará muitos empresários a fazer do Dubai a sua base para expansão na região MENA”, Manan Vora, vice-presidente sénior – estratégia e operações comerciais da Liminal, uma plataforma de infraestrutura de carteira e soluções de custódia, disse à Arabian Business.

“As empresas que utilizam tecnologia blockchain e criptomoedas estão crescendo rapidamente na cidade. Já existem cerca de 400 destas empresas e, até ao final do ano, o número deverá ultrapassar as 1000”, acrescentou.

O aumento projectado de investimentos centrados na web3 nos EAU assume um significado adicional, uma vez que a principal consultora global PwC estima que a IA contribuirá com $15.7 trillion de dólares para a economia global até 2030.

Outro relatório da McKinsey projectou que a IA criaria cerca de 200.000 empregos só no Médio Oriente até 2025.

Vora disse que o DIFC Innovation Hub já está na vanguarda quando se trata de apoiar ideias inovadoras e nutrir startups web3 através da implementação de políticas favoráveis aos negócios, e o movimento mais recente acentuará ainda mais seu status como o ‘ponto brilhante’ global emergente para web3 empresas.

Ele disse que o momento da mudança também é significativo, pois ocorre num momento em que os mercados avançados, como os EUA, vêem alguma ambiguidade regulatória em relação ao setor.

DIFC tem como alvo uma ampla gama de segmentos dentro de IA, web3

O Dubai AI and Web 3.0 Campus disse que as novas licenças serão emitidas para apoiar uma ampla gama de atividades, como serviços de tecnologia de contabilidade distribuída, pesquisa e consultoria especializada em IA, construtores de infraestrutura de TI, pesquisa e desenvolvimento de tecnologia e serviços de redes públicas.

Denis Sklyarov, cofundador e CEO da WiFi Map, a aplicação DeWi centrada em criptomoedas com sede em Nova Iorque, disse que ao criar um ambiente que nutre e apoia setores tecnológicos emergentes, o Dubai está a posicionar-se como um líder global no domínio digital.

“Acreditamos que este [último anúncio regulatório] passo estratégico atrairá, sem dúvida, uma onda de empresas com visão de futuro, enriquecendo o ecossistema e contribuindo para o crescimento da região MENA como uma potência tecnológica”, disse Sklyarov à Arabian Business.

Ele disse que a decisão ousada do Dubai de oferecer um desconto substancial de 90 por cento em licenças comerciais para empresas de IA e web3 também reflete o seu compromisso inabalável em promover a inovação e o avanço tecnológico.

“Esta iniciativa se alinha perfeitamente com a missão do WiFi Map de estar na vanguarda de tecnologias e soluções de ponta.

O último anúncio do Dubai AI and Web 3.0 Campus é visto como um movimento para se posicionar para se tornar o maior cluster de empresas de IA e web3 da região para lucrar com o crescimento projetado no setor.

O Campus está planejando atrair mais de US$ 300 milhões em capital e criar mais 3.000 empregos até 2028.

Por James Mathew