James Tromans, do Google, está otimista quanto ao papel que a IA pode desempenhar na aceleração de tarefas como redação e auditoria smart contracts.

O impulso dominante para a inteligência artificial levou muitos investidores a desviarem o seu foco da crypto e, em vez disso, investirem em startups generativas de IA, na esperança de encontrar o próximo Google Bard ou o ChatGPT da OpenAI.

Embora os especuladores apostem no próximo grande sucesso, o diretor de engenharia da Web3 do Google Cloud, James Tromans, diz que a gigante global da tecnologia pretende preencher a lacuna entre a IA e a Web3 com um olhar voltado para o futuro e a propriedade digital.

“Web3 não tem tanto a ver com manter seus dados privados”, disse Tromans. “[Trata-se] de possuir seus dados e ter mais opções sobre o que fazer [com eles], sem necessariamente nunca deixar ninguém tocar em seus dados.” Ele acrescentou que a tecnologia pode garantir a proveniência e a imutabilidade dos dados e adicionar uma camada extra de segurança e rastreabilidade.

Embora otimista em relação à Web3, Tromans disse que vê que o principal valor da tecnologia é a solução para os resultados dos negócios, e não a especulação sobre o valor de um token.

“Temos uma estratégia horizontal e uma estratégia vertical”, disse Tromans ao Decrypt no Google Cloud Next em São Francisco. “A estratégia horizontal é garantir que possamos atender nossos clientes onde eles estão, nativos da Web3, bem como pessoas que conhecem a indústria [de tecnologia].”

Tromans disse que o Google fez questão de contratar pessoas que trabalharam nativamente em Web3, mas disse que a gigante da tecnologia também tem uma estratégia vertical em torno dos produtos que constrói, não necessariamente visando os nativos da Web3, mas também empresas tradicionais.

O Google Cloud deu vários passos na Web3, incluindo se tornar um validador de transações em vários blockchains.

O Google formou sua primeira equipe Web3 em maio do ano passado, com o objetivo de explorar o potencial da indústria e fazer do Google Cloud a escolha preferida entre os desenvolvedores. Em setembro, o Google Cloud tornou-se um validador para transações na rede Ronin da cadeia lateral Ethereum da Axie Infinity. Mais tarde naquele ano, o Google Cloud tornou-se um validador da rede Solana.

Trojans disse que está otimista sobre a capacidade da tecnologia blockchain de resolver problemas econômicos, mas também é cético em relação a aplicativos que não exigem ferramentas Web3, não são adequados ou estão tentando encaixar a tecnologia onde ela não é necessária.

Embora poderoso, Tromans também disse que a IA não seria uma solução completa para investidores e empresas que buscam aproveitar a tecnologia para separar os melhores projetos em Web3 do marketing de vaporware.

“Não acho que a IA será a solução mágica”, disse Tromans, observando que as empresas que fazem promessas de marketing para arrecadar dinheiro não são algo novo ou estritamente algo que acontece na crypto.

O que a IA fará, disse Troman, é melhorar o tempo de lançamento da empresa e do projeto no mercado, apontando para ferramentas de produtividade, incluindo IA que pode escrever e auditar smart contracts.

“Não é absurdo pensar que a IA ajudará as startups a reduzir significativamente o tempo de lançamento no mercado, porque elas terão essas ferramentas adicionais ao seu alcance para ajudá-las a serem mais produtivas”, disse ele.

Mas enquanto o Google está se aprofundando na Web3, alguns envolvidos na crypto zombam de hospedar projetos Web3 em plataformas “legadas”, como Google Cloud e AWS da Amazon. Tromans diz que isso é infundado.

“Eu entendo que as pessoas têm suas próprias perspectivas”, continuou Tromans. “O Google tem suas próprias [linhas de fibra óptica]; instalamos nossos próprios cabos submarinos que estão ajudando a descentralizar as redes.”

Ele disse que ter acesso à rede de fibra do Google contribui para a descentralização.

Tromans acrescentou que os desenvolvedores precisam pensar nas tecnologias Web3 como sendo adotadas de forma onipresente e equitativa. “Não apenas a ponta da lança”, disse ele. “A ponta da lança é fundamental para nos movermos, mas se quisermos que todos se beneficiem desta tecnologia, não pode ser apenas um pequeno grupo de pessoas. Precisa ser todo mundo.”

Por Jason Nelson