O mercado de finanças descentralizadas (DeFi) vem crescendo rapidamente nos últimos anos. Além do Ethereum, várias redes blockchain chegaram à vanguarda da hospedagem de aplicativos DeFi.
No entanto, uma grande lacuna com os aplicativos DeFi existentes são as altas taxas, juntamente com outras vulnerabilidades de segurança. A rede blockchain IOTA revelou recentemente sua Shimmer Network, que fornece uma experiência on-chain sem atrito e eficiente para seus usuários.
A Shimmer Network serve como uma camada adicional para o blockchain IOTA com foco principal na tokenização de ativos. O Shimmer ajuda a tokenização de ativos com base na tecnologia Tangle da IOTA. Esses ativos podem ser ativos reais ou tokens em execução no IOTA Tangle.
O maior ponto positivo da IOTA é que, ao contrário das blockchains regulares, a blockchain da IOTA depende de um sistema de nós apelidado de “Tangle”. Esses nós verificam uns aos outros através do “Gráfico Acíclico Dirigido”. Como resultado, os usuários podem servir como validadores, permitindo que a rede escale infinitamente.
A Shimmer Network serve como uma sandbox para a comunidade e desenvolvedores testarem aplicativos para o espaço DeFi e os mercados NFT antes de lançá-los no blockchain IOTA. Assim, Shimmer é para IOTA o que Kusama é para Polkadot. O roteiro mostra planos para integrar totalmente a Shimmer Network na IOTA no futuro.
A Shimmer Network atende a todos os principais requisitos de velocidade, baixo custo e integração eficiente do desenvolvedor, tornando o IOTA um protocolo robusto para uma experiência DeFi sem atrito.
Superando ameaças de DeFi
Embora os mercados DeFi tenham explodido muito rápido, o mesmo aconteceu com as ameaças de segurança que esses protocolos enfrentam. Milhões de dólares foram roubados em roubos DeFi nos últimos anos. Isso mostra que o DeFi ainda está em estágio inicial, enfrentando um desafio crescente de superar ameaças de segurança.
Além disso, a incorporação do DeFi no nível organizacional traz riscos operacionais e regulatórios que devem ser considerados antes da implementação. Atualmente, o DeFi é atormentado por hacks de engenharia nos quais pode explorar todos os ativos sob gerenciamento (AUM) enquanto brinca com as APIs. A IOTA visa abordar todos esses novos vetores de roubo e resolver as anomalias do mercado financeiro descentralizado (DeFi).
A Shimmer Network da IOTA vem com sua moeda SMR nativa. Assim, qualquer pessoa que participe da IOTA pode reivindicar esse token. Na Shimmer Network, o SMR Coin pode ser usado para transações em smart contracts, dApps e outros aplicativos.
Por BHUSHAN AKOLKAR