O ecossistema NEAR sempre esteve na vanguarda da inovação – muitos projetos baseados na blockchain NEAR estão ultrapassando limites – criando novos valores e experiências para os usuários e redefinindo radicalmente como os mercados e processos tradicionais operam. O caminho da inovação é de constante aprendizado, evolução e, às vezes, desafios que precisam que a comunidade se una em apoio aos nossos objetivos e valores compartilhados para encontrar um caminho claro a seguir.

Banco descentralizado e USN

USN, uma stablecoin nativa NEAR, foi criada e lançada pelo Decentral Bank (DCB) em 25 de abril de 2022 (v1). Este é um projeto administrado pela comunidade de forma independente que não teve assistência financeira direta da Fundação NEAR.

Em Junho de 2022, o DCB atualizou o USN algorítmico (v1) para uma nova versão não algorítmica (v2) devido aos riscos potenciais, incluindo subcolateralização, inerentes às stablecoins algorítmicas. A DCB confirmou que o USN v2 é uma versão não algorítmica e totalmente suportada pelo USDT 1:1. Isso pode ser visto e verificado no código de smart contract do DCB.

A DCB entrou em contato recentemente com a Fundação NEAR para informá-la de que a USN havia se tornado subcolateralizada devido ao fato de ser originalmente uma stablecoin algorítmica (v1) suscetível à subcolateralização durante condições extremas de mercado. O DCB também confirmou que houve uma dupla cunhagem de USN, associada ao algoritmo v1, que contribuiu para a subcolateralização.

A lacuna de garantia conhecida é de US$ 40 milhões e não pode se expandir ainda mais assumindo que o DCB queime/destrua todos os USN duplamente cunhados e encerre o projeto de maneira ordenada. Essa lacuna não está relacionada ao valor do token $NEAR (e o USN nunca teve nenhuma relação de gravação/mint com $NEAR).

Com base nisso, a Fundação NEAR acredita que a lacuna de garantia está contida.

O Programa de Proteção da USN

As stablecoins em geral enfrentaram muitos ventos contrários nos últimos meses com maior foco regulatório e mudanças na percepção do mercado de incidentes recentes de alto perfil. Embora essa situação seja fundamentalmente diferente de outros incidentes (já que o USN nunca teve uma relação de gravação codificada com $NEAR), os ventos contrários ainda permanecem.

Dadas as questões descritas acima, a Fundação NEAR está recomendando que a USN deva encerrar. A Fundação incentiva a DCB a fazer isso na primeira oportunidade de forma responsável e profissional que proteja todos os seus usuários.

O objetivo da NEAR Foundation é apoiar o ecossistema NEAR e seus usuários. A fim de proteger os usuários e facilitar a liquidação ordenada da USN pelo DCB, a Fundação NEAR optou por reservar US$ 40 milhões em moeda fiduciária (igual à lacuna de garantia conhecida, conforme descrito acima), a ser disponibilizado por meio de uma doação para a criação de um Programa de Proteção da USN. A Fundação NEAR já forneceu essa doação a uma subsidiária da Aurora Labs, – um dos colaboradores mais proeminentes do ecossistema NEAR – para configurar o Programa de Proteção da USN, que agora está disponível no site da Aurora Labs.

Como condições da concessão, a Aurora Labs concordou que o Programa de Proteção da USN operará com o único objetivo de tornar os usuários completos e estará sujeito a várias condições, incluindo KYC/AML, verificações de sanções e certas restrições geográficas. A fim de evitar abusos do Programa, somente USN legitimamente cunhados existentes imediatamente antes do momento deste anúncio serão elegíveis (um instantâneo). O Programa de Proteção da USN está ativo e os resgates começarão assim que o smart contract da USN parar de ser cunhado e a USN duplamente cunhada for queimada. A equipe DCB e suas afiliadas não poderão participar do Programa.

Com o Programa de Proteção da USN, a Fundação NEAR entende que a USN agora está supercolateralizada, pois também há aproximadamente 5,7 milhões de $NEAR no tesouro do DCB que a Fundação espera que o DCB doe à comunidade NEAR.

Dado que a lacuna de subgarantia está contida, com base nas informações e premissas acima expostas, a Fundação está confiante de que esta ação protege melhor os usuários e o ecossistema NEAR mais amplo.

Um olhar para o futuro

A Fundação NEAR está confiante de que, à medida que o ecossistema cresce e amadurece, esse tipo de intervenção não deve ser necessário no futuro.

No futuro, a NEAR Foundation trabalhará com o NDC e a comunidade em geral para estabelecer uma iniciativa financiada com o objetivo de desenvolver padrões e proteções robustos da comunidade, em particular em relação a stablecoins, para ajudar a garantir que os usuários sejam protegidos em situações de rápida inovação e mercados e regulamentações em evolução.

Nota: Nada nesta declaração pretende ser, e não é, uma oferta ou venda de quaisquer tokens ou valores mobiliários. Certas pessoas, incluindo pessoas dos EUA, conforme definido no Regulamento S da Lei de Valores Mobiliários dos EUA, não serão elegíveis para participar do Programa de Proteção da USN.

Por NEAR Team