A grande missão da logística é tornar toda a cadeia de suprimentos o mais eficiente e eficaz possível, enquanto a tecnologia caminha em direção a ofertar soluções para as mais diversas atividades em prol da melhoria contínua.
O novo padrão logístico, nomeado de Logística 4.0 segue as diretrizes e faz alusão à Quarta Revolução Industrial, iniciada após a detecção da convergência de novas tecnologias atuando simultânea e exponencialmente nas mais diversas frentes, que abrangem setores desde saúde à economia social.
Diante da convergência de tecnologias, a Logística 4.0 toma novas proporções, a partir do momento em que enxerga possibilidades de gerar resultados melhores em toda sua cadeia de suprimentos, tendo como amparo as ferramentas versáteis e especializadas em solucionar os problemas que, até então, geravam os principais gargalos nos fluxos de operações logísticos.
Uma dessas tecnologias solucionadoras é o blockchain que, em uma breve descrição, é uma inovação que permite descentralizar o processo de validação em uma transação. A forma como esta cadeia de informações funciona é simples e desperta o interesse de muitos: um conjunto independente, sem interesse direto naquela troca, autêntica todos os trâmites necessários.
Em termos simples e exemplificado: em uma transação comum, quando o cartão de crédito é utilizado, quem confirma o processo de aquisição é a operadora de crédito, que recebe uma comissão da compra para esse serviço. Enquanto isso, no caso de bitcoin, quem analisa e aprova as transações são grupos que, de certa forma, emprestam poder computacional, em troca de uma pequena taxa.
Para operar desta forma, o blockchain possui quatro princípios:
Robustez – a retirada de qualquer computador – do conjunto independente – da rede não intervirá no processamento de informações;
Imutável – garante que as transações do passado não poderão ser alteradas futuramente;
Intermediação – cada transição passa a ser validada pela rede, sem a necessidade de um órgão central para realizar a validação das transações.
Transparente – todas as transações estão disponíveis e visíveis para todos;
Uma das principais vantagens que o blockchain é oferece o aumento de confiabilidade em troca de informações de forma rápida e polida.
Alinhando as vantagens do blockchain para as operações logísticas, pode-se elencar alguns dos principais potenciais que poderão ser atendidos por essa nova tecnologia:
O primeiro benefício, é promover a rastreabilidade e, consequentemente, a qualidade dos produtos finais. Com a tecnologia blockchain, é possível tornar as informações – data de validade, composição nutricional, procedência do alimento, há quanto tempo o alimento foi plantado e colhido, sobre os bens de consumo humano, como por exemplo alimentos, acessíveis ao consumidor final.
A disponibilidade destas e muitas outras informações sobre o produto não é relevante apenas para atender às exigências do consumidor final, mas para todos os elos da cadeia de suprimento, que poderão mapear cada uma de suas atividades, identificar gargalos com rapidez e tomar decisões mais assertivas sobre a gestão logística.
A segunda maior vantagem diz respeito ao período de ociosidade operacional, ou seja, equipamentos inoperantes por falta de atividade: O blockchain viabilizará o compartilhamento de caminhões e maquinários. Sem o blockchain, na forma tradicional como os transportes de cargas ocorrem, a maioria das empresas evitam criar esse tipo de parceria, por falta de confiança na cadeia e forma de ratear os custos, que muitas vezes torna-se injusto. Em contrapartida, com o blockchain, todas as informações expostas para consulta geral, a desconfiança cede lugar à parceria que tornará transportes economicamente mais viáveis. Esta mesma vantagem é acompanhada por um outro benefício onde maquinários e caminhões ociosos não serão mais motivo de depreciação inoperante. Neste ponto, chegamos ao conceito de economia compartilhada, onde a posse é menos importante que poder apenas utilizar algo pelo tempo que for necessário.
Em suma, os resultados que o blockchain entregam estão intimamente associados a confiabilidade de informação em sua rede.
Existem diversas outras vantagens que o blockchain oferece à Logística 4.0 e o falaremos sobre cada um deles em nossos próximos artigos.