Muitos desafios são enfrentados diariamente pelos pequenos e médios negócios. Apesar de representarem boa parte da movimentação da economia dos países, ainda existem muitas desvantagens pelas quais passam, inclusive pela dificuldade de adentrar em novos mercados.
O ambiente regulatório atual é construído para atender empresas de grande porte, o que dificulta, por parte das pequenas empresas, a obtenção de financiamentos, escalabilidade de operações, processamento de pagamentos e recrutamento de serviços auxiliares necessários.
Tendo em vista a capacidade do blockchain de obter consenso remoto e autônomo entre usuários, os pequenos negócios estão descobrindo que sua infraestrutura de dados autossuficiente é útil para as operações e abrangem muito além das criptomoedas.
Nos pequenos negócios, o blockchain pode auxiliar a distribuir produtos e serviços transacionais ao mercado de maneira mais ágil e econômica, reduzindo, também, os custos de segurança que até então eram altos, armazenamento de dados e diversas outras despesas.
Além de reduzir estes custos, essa nova tecnologia proporciona a competitividade de pequenos negócios com aqueles de grande porte, que já estão consolidados em mercado, fornecendo condições de igualdade para a concorrência sadia.
CONTRATOS INTELIGENTES
Contrato inteligente é uma das opções que o blockchain oferece para transações comerciais, inclusive de pequenos negócios. Por utilizar o blockchain para criar, verificar e fazer cumprir contratos entre usuários – que podem ser comerciantes, clientes ou fornecedores, por exemplo – o contrato inteligente é uma opção econômica e simplificada para manter o fluxo dos negócios, podendo ser utilizada em faturamento, pagamento de funcionários ou contas, pagamento de taxas de juros, criação de apólices de seguros, controle de estoques, fechamento de novos negócios e parcerias ou qualquer outra atividade transacional. E, para esses contratos inteligentes, já existem empresas de blockchain que facilitam a criação e lançamento de um portal inteligente completo com apenas alguns cliques.
PRIVACIDADE E SEGURANÇA
Uma das vantagens fornecida pela hospedagem de serviços no blockchain é a redução significativa de custos. A segurança e a transparência também são benefícios de valor agregado para os pequenos empreendimentos.
Como funciona?
Um sistema de chaves públicas e privadas, protegidos por uma camada de criptografia, garante que os usuários de serviços de blockchain possam ser verificados por esses mesmos serviços sem expor suas informações financeiras e identificações pessoais.
Além de ser um benefício para as empresas – que passam a não precisar mais lidar com o risco de grande quantidade de dados pessoais, os clientes se beneficiam por notar que suas informações pessoais não ficam expostas.
NOVOS NEGÓCIOS
Que o blockchain tem vasto poder de equalização, disso não há dúvidas. O que amplifica essa homogeneização é a possibilidade de suprir a necessidade de financiamento para pequenas e médias empresas.
O blockchain já ajudou a financiar novos negócios em fintech, saúde, jogos, política, assistência social e outros setores através da venda de tokens de criptomoedas. Muitos o veem como uma nova opção competitiva de financiamento que possui inúmeras vantagens em relação a outros métodos.
___
A nova tecnologia blockchain ainda aguarda o momento em que o sistema atual o receba de braços abertos. Conforme ganha mais estabilidade, novas formas de negócios surgirão para que pequenas e médias empresas incorporem suas próprias proposições de valor.
O maior desafio para esta consolidação é a adesão por parte das empresas para alimentar o blockchain e direcionar seus clientes para esta solução. Mais que qualquer outra, o blockchain é uma tecnologia participativa, e ainda não possui meios de beneficiar os negócios que não decidirem utilizá-la.