Relatório da WOT: Uso de blockchain pode adicionar US$ 3 trilhões em comércio exterior até 2030
A Organização Mundial do Comércio (WTO, na sigla em inglês), o Grupo Global da Indústria , publicou um relatório que esclarece o efeito do uso do Blockchain no comércio exterior hoje, 27 de novembro. Segundo o relatório, o valor econômico agregado da Blockchain na plataforma universal deve render cerca de US $ 3 trilhões ao comércio exterior até o ano 2030.
O relatório intitulado ” Blockchain e Comércio Internacional : Oportunidades, Desafios e Implicações para a Cooperação no Comércio Internacional” analisa os desafios e aplicações da blockchain em diferentes indústrias. Mais importante, trabalha no que precisa ser feito antes de implementá-lo nas novas indústrias.
Outros tópicos do relatório incluem o uso de blockchain na alfândega, trade finance, transporte e logística.
Modificações Potenciais
O uso de blockchain pode reduzir os gastos no comércio global em breve. Isto é principalmente devido ao blockchain assiste apenas facilitando os procedimentos de intermediação financeira, coordenação de taxas de câmbio e custos e facilitando a automação.
De acordo com o estudo, “a eliminação de obstáculos por causa do blockchain pode resultar em cerca de US $ 1 trilhão de um novo comércio nos próximos dez anos”.
O impacto desta tecnologia irá abordar uma mudança no campo da logística. Isso ajudará a determinar a autenticidade e as origens das remessas e também no rastreamento de remessas.
O uso de blockchain já está aumentando no campo da logística por diversas empresas como a Samsung.
De acordo com o relatório, o uso de blockchain trará muitas vantagens para a propriedade intelectual. Facilitará o processo de aquisição enquanto combate atividades fraudulentas ao mesmo tempo.
Riscos e Avisos
Embora o relatório indicasse as vantagens potenciais do uso de blockchain em diferentes setores, também foi dada a devida atenção aos riscos futuros.
A dificuldade mais fundamental envolvida no uso de blockchain é o comércio exterior é tamanho de bloco predefinido, e isso poderia limitar a escalabilidade desta tecnologia. Além disso, o consumo significativo de energia por blockchain também é um dos riscos, juntamente com problemas de segurança.
Estes são desafios que precisam ser eliminados antes de usar o blockchain no comércio exterior.
Fonte: https://www.thecryptoupdates.com/wto-report-blockchain-usage-could-add-3-trillion-in-foreign-trade/