O ChatGPT conquistou as manchetes como um dos lançamentos tecnológicos mais impressionantes de 2022. Inicialmente revelado para destacar os recursos do próximo GPT-4, o ChatGPT rapidamente transcendeu os limites do espaço da inteligência artificial (IA) para se tornar um fenômeno da cultura pop. Pela primeira vez na história, estamos vendo a IA discutida ativamente desde os principais meios de comunicação até as conversas em jantares. O fato de que uma área obscura da IA iria causar essa revolução era insondável apenas um ano atrás.
O ChatGPT é o mais recente de uma família de grandes modelos de linguagem generativa (LLM) que estão claramente transformando a natureza da criação de conteúdo, desenvolvimento de aplicativos e experiência do usuário. As especulações de como o ChatGPT e as próximas tecnologias do tipo GPT-4 podem impactar diferentes setores estão em alta e selvagens e o Web3 não é a exceção.
O hype sobre as possibilidades do ChatGPT certamente chegou ao espaço Web3. Nas últimas semanas, os meios de comunicação crypto discutiram abertamente o papel que o ChatGPT pode desempenhar para acabar com o domínio do Google, automatizando completamente o desenvolvimento de smart contracts e tornando o Web3 o paradigma de arquitetura dominante. Uma perspectiva diferente se torna aparente quando você examina os recursos e limitações específicos do ChatGPT e os compara com o estado atual das tecnologias Web3.
Dentro do ChatGPT
Apesar de todo o hype em torno do ChatGPT, tem havido muito pouca discussão sobre os recursos específicos e os diferenciais do modelo. O ChatGPT representa uma grande evolução na família de modelos GPT da OpenAI, mas essa evolução se materializou em uma dimensão muito específica. A principal diferença entre o ChatGPT e seus antecessores é que o primeiro é fundamental para seguir as instruções. Modelos como o GPT-3 foram capazes de executar várias tarefas de linguagem, como resumo, resposta a perguntas ou conclusão de texto com base em prompts cuidadosamente selecionados.
No entanto, o GPT-3 apresentou grandes limitações seguindo instruções mais genéricas. No início de 2022, a OpenAI revelou silenciosamente o InstructGPT, uma versão aprimorada do GPT-3 que usa uma técnica chamada aprendizado por reforço com feedback humano (RLHF) para seguir melhor as intenções humanas. A OpenAI publicou a pesquisa por trás do RLHF em 2017 e passou despercebida até que o InstructGPT foi criado. O InstructGPT é a joia da coroa no centro do ChatGPT e um dos principais diferenciadores de seus predecessores. Atualmente, quando você está usando a API OpenAI por padrão, ela usa o InstructGPT.
A comunidade de IA recentemente começou a se referir a modelos como o ChatGPT com o termo “modelos de fundação”. Citado pela Universidade de Stanford, esse termo se refere à característica única desses modelos de serem ajustados para cenários específicos. Por exemplo, a OpenAI criou o Codex, uma nova versão aprimorada do GPT-3 para gerar código de linguagem de programação que alimenta programas como o GitHub CoPilot. O Codex também está integrado ao ChatGPT.
Agora que entendemos os principais recursos e diferenciais do ChatGPT, podemos extrapolá-los para o nosso universo Web3 e começar a sonhar com o potencial.
ChatGPT no mundo Web3
A revolução do modelo de fundação com plataformas como ChatGPT influenciará profundamente como o software é criado e experimentado em todo o mercado de tecnologia. Web3 também representa um novo paradigma para computação distribuída, então a combinação com modelos básicos como ChatGPT oferece uma tela em branco cheia de oportunidades. Algumas dessas oportunidades já são possíveis com as tecnologias atuais.
Exploradores baseados em linguagem
Os exploradores são a experiência de pesquisa na Web3 e o bloco de construção principal para interações humanas com blockchains. No entanto, a experiência do usuário dos exploradores de blockchain é projetada para especialistas de domínio. Imagine um explorador alimentado por uma versão ajustada do ChatGPT para atividade blockchain. Nessa experiência, um usuário normal poderia fazer perguntas como “Alguma grande instituição está transferindo fundos para a Binance?”, “Quando foi a última vez que algo semelhante aconteceu?” ou “Existem padrões interessantes na atividade de transação recente?” A pesquisa é uma das experiências que podem ser reinventadas com tecnologias como o ChatGPT, e os exploradores podem ser um candidato perfeito.
Assistentes de desenvolvimento de smart contracts
A programação de smart contracts continua sendo uma tarefa altamente sofisticada para os desenvolvedores. Os componentes do ChatGPT, como o Codex, são capazes de gerar código Solidity a partir de descrições de idiomas. Imagine um assistente de smart contracts no qual um desenvolvedor pode digitar algo como “Qual é o código de solidez para solicitar um flashloan no Aave?” e gerará o trecho de código do smart contracts correspondente.
Teste de segurança de smart contracts
As auditorias de smart contracts são processos lentos, caros e tediosos que, no entanto, são necessários. A grande maioria do processo de auditoria depende da execução de testes que muitas vezes não são óbvios para os desenvolvedores de smart contracts. Imagine ter uma versão ajustada do ChatGPT para auditorias de smart contracts que pode receber uma entrada de idioma como “” e executar uma bateria de testes em um determinado smart contracts.
Inteligência NFT
Provavelmente, uma das aplicações mais óbvias de modelos como o ChatGPT é permitir uma nova geração de tokens não fungíveis (NFT) que incorporam inteligência conversacional. Imagine uma versão de sua coleção NFT favorita que permite que você faça perguntas sobre a inspiração do criador ou detalhes artísticos específicos.
Carteiras de conversação
As carteiras são o principal ponto de entrada para interações com aplicativos descentralizados (dapp) no mundo Web3. Assim como a experiência do usuário em aplicativos Web2 está sendo reinventada com modelos fundamentais como o ChatGPT como uma construção fundamental, podemos pensar em uma tendência semelhante para carteiras crypto. Imagine uma experiência de carteira na qual um usuário pode simplesmente expressar suas intenções de realizar uma transação, solicitar informações ou executar tarefas específicas simplesmente usando linguagem natural. A conversa será uma das tendências mais interessantes na experiência do usuário Web3 nos próximos anos.
Web3 no mundo ChatGPT.
Modelos básicos como o ChatGPT, sem dúvida, permitirão uma nova geração de recursos em aplicativos descentralizados, mas o Web3 pode desempenhar um papel interessante na infraestrutura que alimenta esses modelos. A auditabilidade é uma das principais preocupações em relação ao surgimento de modelos como o ChatGPT. Compreender as causas do conteúdo prejudicial, falso, imparcial ou injusto tem estado no centro do debate para a adoção do ChatGPT e modelos semelhantes. Livros-razão distribuídos são a tecnologia perfeita para permitir transparência e auditabilidade sem confiança para modelos como o ChatGPT.
O pré-treinamento e o ajuste fino é outro aspecto em que as plataformas Web3 podem contribuir para modelos como o ChatGPT. Os requisitos computacionais para pré-treinamento ou ajuste fino dos resultados dos modelos de fundação são proibidos para a maioria das organizações. Redes de computação descentralizadas, como blockchains, podem permitir economias de computação escaláveis que podem facilitar o pré-treinamento ou o ajuste fino de modelos como o ChatGPT.
Não apenas ChatGPT
O ChatGPT e o próximo lançamento do GPT-4 representam algumas das tecnologias mais exageradas das últimas décadas. Embora possa ser fácil ser pego no hype, o impacto transformacional desses modelos é real e definitivamente se aplica ao Web3. Uma coisa a entender é que o ChatGPT não ficará sozinho nessa área por muito mais tempo.
Empresas como Google com seu modelo LaMDA, DeepMind com Sparrow, Anthropic com Claude e Stability AI com uma versão open-source do ChatGPT devem se tornar players relevantes neste mercado nos próximos meses. No mundo Web3, esses modelos fornecerão novas experiências sobre como criar e interagir com smart contracts, dapps, carteiras, protocolos financeiros descentralizados (DeFi), NFTs e praticamente todas as áreas do ecossistema. A era dos modelos de linguagem na Web3 chegou e o ChatGPT é apenas o começo.
Por Jesus Rodriguez