Como criadora de mercado oficial da Tron, a Wintermute será responsável por criar mercados líquidos de TRX e apoiar a atividade DeFi da rede.

Wintermute agora é o criador de mercado oficial do ecossistema Tron, ajudando o token TRX nativo do projeto de crypto a melhorar a liquidez em várias exchanges.

Os criadores de mercado são agentes vitais no mundo das finanças, incluindo as crypto. Eles ajudam a tornar os pares de negociação mais líquidos, atuando como comprador e vendedor em ambos os lados de uma negociação.

Quando um trader de crypto faz uma ordem de venda para seus tokens, pode não haver um comprador imediato ao preço pedido do trader. Para preencher esta negociação, o preço cai até que um comprador seja encontrado. A diferença entre o preço de venda e o preço de compra (ou a oferta e o lance) é chamada de spread. Quando os spreads são grandes, é um indicador de que um mercado específico é ilíquido e pode significar muita volatilidade.

Formadores de mercado como Wintermute operam, portanto, como uma espécie de intermediário para preencher esses negócios, reduzir a volatilidade e manter o spread de um par de negociação o mais apertado possível.

Outras empresas como B2C2, Alameda Research, Cumberland e Genesis Trading oferecem serviços semelhantes. E na medida em que pode ser arriscado atender a esses pedidos, essas empresas também cobram uma taxa nominal. Muitas dessas empresas também oferecem seus serviços em vários protocolos de finanças descentralizadas (DeFi).

Além de fornecer liquidez para a TRX, a Wintermute também ajudará no desenvolvimento contínuo do ecossistema Tron, disse o diretor de desenvolvimento de negócios da Wintermute, David Micley, ao Decrypt.

“Seja por julgar o recente Grand Hackathon, ingressar na TRON DAO Reserve como membro da lista de permissões e, mais recentemente, lançar nossa parceria como provedor de liquidez designado para TRX, a Wintermute se orgulha de utilizar nossa experiência em DeFi e criação de mercado para fortalecer a Tron ecossistema”, disse.

Descompactando o ecossistema Tron

O ecossistema DeFi da Tron é o segundo maior da crypto depois do Ethereum em termos de Total Value Locked (TVL).

O TVL mede quanto dinheiro está sendo usado nos vários projetos construídos sobre uma blockchain específica. Nos 10 projetos da Tron, atualmente há US$ 5,84 bilhões em TVL. O Ethereum possui US$ 35,22 bilhões, provenientes de 553 projetos diferentes.

O projeto de crypto liderado por Justin Sun teve um forte aumento na atividade desde o lançamento de sua stablecoin USDD. Inicialmente planejado como uma stablecoin algorítmica, o modelo do USDD foi revisado após o colapso do UST algo estável da Terra em maio. Posteriormente, adotou um modelo híbrido, combinando elementos de uma stablecoin algorítmica com lastro colateral.

JustLend, o equivalente em Aave ou Composto da Tron, atualmente oferece retornos de quase 10% em USDD.

O USDD também está vinculado ao token nativo TRX da Tron; cada vez que os usuários procuram cunhar mais USDD, eles devem queimar TRX. O stablecoin é supervisionado pelo TRON DAO, e os membros da lista de permissões do DAO, que inclui o Wintermute, podem usar esse mecanismo de hortelã e queima para fazer mais do stablecoin.

“Há muitas atividades interessantes ocorrendo no ecossistema TRON e tem sido ótimo encontrar oportunidades para contribuir”, disse Micley ao Decrypt.

Por Liam J. Kelly