Ícone do site Decentralize

O que esperar dos jogos Web3 em 2023

O que está por vir quando um país tem incontáveis bilhões de dólares… e 89% de sua população é gamer?

Os últimos dois anos na web3 foram barulhentos – o mercado em alta em 2021 e a cacofonia de más notícias chegando até 2022.

Ao entrar em 2023, acreditamos que alguns tremores secundários finais do colapso do FTX irão reverberar pelo mercado, mas que o dano já está feito. Ao longo do ano passado, o mercado crypto desalavancou massivamente, maus atores foram expostos e empresas fracas faliram.

Apesar da turbulência do mercado, os construtores continuaram a construir e o desenvolvimento da infraestrutura e aplicativos web3 continuou a acelerar. As instituições continuam adotando tecnologias web3 em um ritmo acelerado, e essa adoção está se ampliando cada vez mais para todos os tipos de instituições — incluindo instituições financeiras, marcas de consumo, empresas de jogos e plataformas sociais.

Embora 2021 e 2022 tenham sido altos, acreditamos que 2023 será relativamente calmo na superfície, já que o web3 sai das manchetes diárias. Nesse silêncio, o grande ciclo de implantação da tecnologia web3 se acelerará. Na camada de aplicativos, esperamos ver a adoção mais marcante da web3 em pagamentos globais habilitados para stablecoin, marcas estabelecidas oferecendo produtos digitais e empresas de jogos adotando mais profundamente a web3.

Sem mais delongas, aqui está nosso primeiro conjunto de previsões para 2023, focado em jogos.

Estúdios de jogos integram NFTs em seus jogos existentes

Em 2023, continuaremos a ver os estúdios de jogos web2 se aprofundarem na web3 e entrarem no que consideramos o “Estágio 4” da adoção de jogos web3.

Assim como a mudança na linguagem de “crypto” para “web3” trouxe mais pessoas nativas não criptográficas, a mudança na terminologia de “NFTs” para “colecionáveis digitais” deve ajudar os estúdios de jogos tradicionais a introduzir NFTs diretamente em jogos com menos reação do jogador.

Embora esperemos que os desenvolvedores de jogos tradicionais procedam com cautela (lembre-se de que a Ubisoft chamou os Ghost Recon NFTs de “Digits” e ainda recebeu reação negativa), a adoção de “colecionáveis digitais” em jogos com liquidez secundária correspondente não levará os 10 anos que o Free-to-Play levou para começar a ser adotado.

Estamos confiantes de que olharemos para 2023 como um daqueles anos críticos que ajudaram os jogos aprimorados pela web3 a entrar no mainstream.

A interoperabilidade de jogos surge (de maneiras inesperadas)

Ninguém nunca disse: “Quero tirar minha skin Peely do Fornite e jogar no GTA!”

Não temos certeza de como a narrativa de “interoperabilidade” de jogos da web3 se tornou o que precede, mas aconteceu. Em 2023, esperamos ver os benefícios reais da interoperabilidade e capacidade de composição da web3 começarem a surgir nos jogos, o que mostrará como a adição de itens digitais programáveis aos jogos melhora a jogabilidade.

Imagine que quando um jogador fizer login em um jogo com uma carteira – que serve como a reputação/identidade desse jogador – o jogo reconhecerá e classificará os ativos de crypto (incluindo NFTs) já pertencentes ao usuário e fornecerá ao usuário ativos no jogo proporcionais com o tipo e a qualidade dos ativos na carteira.

Por exemplo, se você tiver um RTFKT CloneX raro em sua carteira, será emitido/recompensado com um ativo de classificação semelhante para o jogo ao qual você se conectou e que agora pode ser usado para aumentar o nível de sua jogabilidade.

Com o tempo, a correspondência de itens da web3 se expandirá para uma segmentação de clientes mais generalizada com base em carteiras (por exemplo, você é uma baleia, degen ou recém-chegado) e o status da porta entre os jogos (semelhante a como os programas de viagens frequentes às vezes reconhecem o status de outras marcas).

Savvy Games Group faz um grande sucesso

No final de setembro de 2022, o Savvy Games Group (“SGG”) anunciou que investiria ~ $ 38 bilhões em jogos até 2030 com o objetivo de impulsionar a Arábia Saudita para a vanguarda do ecossistema global de jogos e esportes eletrônicos. A SGG é financiada pelo Fundo de Investimento Público (“PIF”) da Arábia Saudita, que estima administrar US$ 500 bilhões e em 2021 investiu aproximadamente US$ 3 bilhões na Activision Blizzard, Electronic Arts e Take-Two Interactive.

A alocação da PIF para a SGG é a mais significativa em seus 50 anos de história, o que demonstra a importância que a Arábia Saudita atribui ao crescimento dos games. Isso não é surpreendente, considerando que 89% da população saudita atualmente joga jogos, a maior per capita do mundo.

A SGG adquiriu anteriormente participações significativas na Nintendo, Capcom, Nexon e Embracer Group e, com os $ 38 bilhões adicionais, a SGG planeja estabelecer 250 empresas de jogos na Arábia Saudita, criando 39 mil empregos e trazendo a contribuição do PIB da indústria de jogos para ~ $ 13,3 bilhões em 2030. No geral, o investimento da SGG em jogos imediatamente a coloca na mesma categoria dos titãs de jogos Tencent, Sony, Nintendo, Microsoft e NetEase.

Então, pode-se perguntar, como o SGG se diferenciará desses outros monstros nos jogos? Prevemos que o SGG não será apenas uma coleção de ativos aleatórios de jogos da web2. Em vez disso, acreditamos que a SGG será muito mais cuidadosa em colocar seu capital para trabalhar, inclinando-se fortemente para uma área onde ela pode se tornar “o jogador” (em vez de um dos muitos jogadores) – jogos web3.

A SGG tem uma oportunidade única na vida de criar novo valor e inovação extremamente necessários em jogos, construindo metodicamente um ecossistema de jogos web3. Se a SGG continuar contratando bem e determinar que quer ser a líder em jogos web3, ela terá muito mais influência no futuro dos jogos por meio de jogos habilitados para web3 do que muitos estão antecipando.

Por Colleen Sullivan e Peter Johnson

Sair da versão mobile