Ícone do site Decentralize

O que é Near Protocol e porque não ficar de fora — uma introdução da Near Floripa

Introdução

Em meio a diversidade de blockchains presentes no mercado para competir com a primogênita Ethereum, desde Layers 1 como BSC, Solana, Cardano e Avalanche às Layers 2 como Polygon, Arbitrum e Optimism, encontra-se um protocolo com grande potencial de adoção e crescimento ainda praticamente inexplorado: a Near Protocol (NEAR).

Em 2018, co-fundadores de grandes nomes do espaço como Ethereum & Polkadot, bem como engenheiros de grandes empresas de tech como Google & Microsoft perceberam que as redes de blockchain presente não atendiam todas as necessidades dos desenvolvedores, tanto em termos de tecnologia quanto de usabilidade. Com isso em mente, nasceu o projeto da Near, com a missão de ser uma rede que ampliasse as possibilidades de uso da tecnologia blockchain, ao passo que tornasse o fluxo **de desenvolvimento de smart contracts mais eficiente, bem como simplificasse a usabilidade de usuários, focando em uma adoção mais massiva de aplicações decentralizadas.

A rede foi lançada na mainnet em 2020 e, apesar de já constar entre os top 30 projetos de cripto por , a NEAR ainda não ganhou a adoção em massa que visa. Isso se deve principalmente ao fato da NEAR ser um protocolo extremamente focado em construir com qualidade e sustentabilidade, ao passo que outras blockchains vem investindo muito mais em marketing.

Junto à isso, por utilizar um paradigma de desenvolvimento diferente do Ethereum (Solidity/Vyper), o ecossistema de dapps ainda não é tão numeroso na Near, o que traz bastante oportunidades para desenvolvedores que desejam criar seu próprio produto.

Quem somos

A Near Floripa nasceu de um grupo de empreendedores brasileiros que enxergou o imenso potencial da rede da NEAR enquanto participavam da construção de alguns dos projetos mais importantes do ecossistema. A NEAR possui robustez em termos de pessoas, tecnologia e investimentos. A rede continua desenvolvendo a todo vapor e agora o maior desafio é o de criar uma comunidade forte e engajada.

O projeto é, principalmente, uma iniciativa conjunta da Pollum & Hackachain, blockchain software studios que possuem projetos/protocolos na rede, em parceria com as maiores comunidades web3 do país como AlmaDAO, Web3Dev e Hub Web3 (Barrah/GDP), indivíduos interessados no futuro da Near, e com o apoio de contatos da Near Foundation (organização responsável pelo desenvolvimento da NEAR).

Como NEAR Floripa, um hub regional brasileiro com a missão de fomentar a adoção da NEAR por desenvolvedores e usuários no nosso país, planejamos realizar diversas ações visando maior engajamento, juntamente a uma estruturação de conteúdos e recursos para facilitar o aprofundamento de novos membros no ecossistema.

Temos um servidor no Discord onde estaremos compartilhando conteúdos e interagindo com a comunidade, além de participar e organizar eventos virtuais e presenciais para fomentar a adoção da rede da NEAR por mais brasileiros. Caso você seja um desenvolver ou usuário de cripto, participe conosco e aproveite a oportunidade de se envolver com um projeto sustentável e com uma grande visão de longo prazo!

Nesse artigo, faremos uma breve introdução à NEAR e explicaremos porque você deve prestar atenção nessa rede.

O que é a Near Protocol?

A Near Protocol é uma Blockchain Layer 1, ou seja, uma rede de desenvolvimento decentralizada, que utiliza o mecanismo de consenso Proof of Stake (PoS) e implementa uma arquitetura de sharding para permitir a realização de transações em escala. Entraremos mais profundamente nesses tópicos em outros artigos, mas nesse momento basta entender que a NEAR é a única blockchain que utiliza uma tecnologia que permite escalar quase infinitamente o volume de transações sem precisar de mais poder computacional em uma única máquina — tornando possível a participação de mais validadores na rede.

Como as demais redes de blockchain, a NEAR é uma camada para a criação de aplicações decentralizadas através da utilização de Smart Contracts. A rede já conta com mais de 700 projetos lançados na sua rede, que englobam protocolos de infraestrutura (carteiras, bridges, explorers, oráculos, etc), DeFi (corretoras, protocolos de empréstimo, agregadores de renda, etc), NFTs (marketplaces, minting facilitado, games) e DAOs (organizações autônomas descentralizadas).

Atualmente o desenvolvimento da rede é coordenado pela Near Foundation, uma organização sem fins lucrativos responsável por contratar protocolos mantenedores, financiar o desenvolvimento de projetos e organizar a governança central. A Near Foundation conta com outras organizações trabalhando ao seu lado, como a Proximity Labs, responsável pelo fomento e desenvolvimento de aplicações de DeFi para o ecossistema.

Em termos de tecnologia, pode-se dizer que a NEAR já se encontra em um alto nível de desenvolvimento. Muitos dizem que todos os objetivos que a Ethereum 2.0 pretende alcançar, a NEAR já atingiu. No entanto, em termos de comunidade, a rede ainda está engatinhando e há muito a ser realizado.

Diferenciais da Near Protocol

Os grandes diferenciais da NEAR se encontram na tecnologia e na usabilidade.

A tecnologia da NEAR

Em termos de tecnologia, é importante notar que o grande desafio das blockchains Layer 1 consiste no trilema descentralização, segurança e escalabilidade, ou seja, manter a rede descentralizada sem comprometer a segurança ou a escalabilidade. Enquanto a Ethereum teve grande sucesso como uma rede descentralizada e segura, ela falhou em ser uma rede escalável e sua ampla adoção levou ao congestionamento da rede e ao grande aumento das taxas de transação.

Enquanto as diversas outras blockchains Layer 1 buscaram diferentes soluções para o problema de escalabilidade, a NEAR foi a primeira (e até então, a única) que implementou com sucesso a tecnologia sharding. Em termos simples, essa tecnologia permite o fracionamento da rede em vários shards (um conjunto específico de validadores), sendo cada shard responsável por manter validar e manter o histórico de apenas uma certa quantidade de transações. Isso evita o congestionamento da rede, uma vez que a rede pode ser fracionada infinitamente. Assim, quando demandada por um alto volume de transações, a NEAR pode atender de maneira segura e sem aumento das taxas.

A usabilidade da NEAR

Em termos de usabilidade, a NEAR tem como um de seus princípios ser uma rede user-friendly, tanto para os desenvolvedores quanto para os usuários.

Para tornar o processo de desenvolvimento mais amigável, a NEAR optou por não implementar a linguagem de programação criada pela Ethereum, a Solidity, e resolveu criar suporte para WebAssembly (WASM). Isso significa que os desenvolvedores podem portar aplicativos web 2 tradicionais ou escrever seus novos dApps e Smart Contracts em linguagens como Java, C, C++ e Rust. Além disso, a NEAR possui um processo de onboarding para desenvolvedores extremamente simplificado, com cursos ensinando a programar na rede do zero e todos os materiais necessários para um desenvolvedor começar a construir aplicações no primeiro dia.

Além da mentalidade de developer-first, a NEAR também tem a preocupação de tornar sua rede fácil para os usuários utilizarem. A rede fugiu do padrão de caracteres aleatórios na chave pública das carteiras e implementou human-readable names, ou seja, chaves públicas que podem ser lidas com facilidade por humanos, por exemplo, “claudio.near”. Além disso, a carteira oficial da NEAR não é uma extensão, como a MetaMask, mas funciona como uma página normal do Browser e também pode ser acessada por celular, se tornando mais parecida com as aplicações da web 2. Com isso, a NEAR facilitou o processo de onboarding e cadastro de usuários na rede e nos seus aplicativos.

Com certeza ainda há muito a ser desenvolvido para aprimorar a usabilidade na NEAR, mas é importante notar que ser uma rede user-friendly é um dos princípios da NEAR, tornando-a uma forte candidata a adoção em massa no futuro.

Por que é um bom momento para se engajar com a NEAR?

Além de ser a blockchain com uma das tecnologias mais avançadas e uma excelente experiência para os usuários, a NEAR possui alguns outros aspectos relevantes que a tornam um lugar tão atrativo para quem busca oportunidade na web 3.

Pessoas e time

Em termos de pessoas, desde seus primórdios a NEAR conta com um time de ponta. Seus fundadores, Illia Polusukhin e Alexander Skidanov, são dois reconhecidos engenheiros que passaram por Google e Microsoft, respectivamente, além de receberem premiações em renomadas competições de tecnologia. Em 2008, Alexander ganhou a medalha de ouro do ICPC, uma competição anual de programação entre universidades do mundo todo, patrocinada pela IBM, da qual Illia também foi finalista.

Nos seus primeiros 4 meses, antes mesmo de desenvolver qualquer coisa, a Near Protocol recebeu 50 milhões de dólares em investimentos para seu projeto. Seguido disso, em poucos dias a rede já contava com mais 10 pessoas altamente qualificadas trabalhando. O foco em pessoas permanece e hoje a Near Collective, como é reconhecido o aglomerado de pessoas que trabalham para a NEAR, possui um dos times mais promissores em web 3 do mundo.

Investimentos

Em termos de investimento, a Near Protocol é a segunda blockchain que mais recebeu investimentos (atrás apenas da Avalanche), passando por um total de 8 rounds e levantando cerca de 533 milhões de dólares dos mais renomados fundos de Venture Capital do mundo, dentre eles Blockchange Ventures, MetaWeb Ventures, Tiger Global Management e FTX Ventures. Um estudo da Messari em 2021 demonstrou que $NEAR (token nativo da NEAR) é o terceiro ativo que os VCs mais mantém em seus portfólios, apesar de a rede ainda não ter tanta adoção quanto seus competidores. Isso demonstra que esses investidores acreditam no potencial de longo prazo da blockchain.

Além disso, em 2021 a NEAR alocou cerca de 800 milhões de dólares — a maior alocação entre todas as redes de blockchain — para investir no desenvolvimento do seu ecossistema. Esse valor está sendo distribuído por meio de grants (concessões) para empreendedores construírem projetos na NEAR e é aberto para qualquer projeto aplicar. Os grants possuem valores que podem variar de 10 a 50 mil dólares (mais básicos), até algumas centenas de milhares de dólares para projetos mais complexos.

Comunidade

A comunidade da NEAR ainda é pequena. Apesar do alto nível tecnológico e dos elevados investimentos, a rede da NEAR tem apenas cerca de 15 mil usuários ativos por dia, em contrapartida à sua maior concorrente, Solana, que tem cerca de 1 milhão de usuários ativos por dia (dados de julho de 2022). Ou seja, há um relevante espaço para crescimento da comunidade e para isso ocorrer, é necessário o desenvolvimento de mais projetos e a atração de mais usuários.

Por um lado, pode ser desmotivante participar de uma rede que ainda possui uma comunidade pequena. Por outro, é aí que reside a grande oportunidade: ser um “early adopter” da rede e estar muito bem posicionado quando a rede começar a crescer exponencialmente. Lembre-se, todas as grandes redes já foram pequenas — mas quando estouraram, o salto foi grande! E cá entre nós, a rede da NEAR possui todas as qualidades necessárias para ser adotada em massa!

Como se engajar com a NEAR?

O primeiro passo, com certeza, é participar da Comunidade da Near Brasil no Discord! Lá você poderá se conectar com pessoas que estão construindo e utilizando a rede e, assim, entender as oportunidades existentes. A Near Brasil também criará uma série de conteúdos explicando tudo o que você precisa saber para se engajar com a NEAR, seja como desenvolvedor, empreendedor ou usuário da rede. Fique conectado conosco para adentrar nesse universo de oportunidades!

Conclusão

A NEAR é uma blockchain que demonstra grande potencial de crescimento ao longo do próximos anos, tanto pela sua excelente infraestrutura tecnológica quanto pelos stakeholders que estão construindo uma visão de longo prazo sustentável para a rede.

Aqueles que entrarem agora têm a oportunidade de serem pioneiros na construção do ecossistema e, apesar dos riscos de entrar em qualquer empreendimento, as recompensas podem ser elevadas.

Agora você pode participar de uma comunidade brasileira da NEAR. Além de acreditar fortemente no potencial da rede, o grupo está vivendo o dia a dia e participando ativamente da construção do ecossistema. Dessa forma, você estará diretamente conectado com as ferramentas e conhecimento necessários para aprender e se engajar com a rede.

Reiteramos o convite para entrar em nossa Comunidade Near Brasil do Discord. Será um prazer ter você nessa jornada conosco!

Por Near Floripa

Sair da versão mobile