Ícone do site Decentralize

O que é Identidade na Internet e como ela funciona?

As senhas são difíceis. Mesmo com gerenciadores de senhas para gerá-los e preenchê-los automaticamente, eles ainda são difíceis de usar para todos os logins diários em nossas vidas. O problema é que não existem grandes alternativas. No entanto, os técnicos Web3 da Fundação DFINITY estão trabalhando em uma alternativa promissora. É a Identidade da Internet (AKA II) e pode remodelar nossa segurança online. Aqui está o que sabemos.

O que é Identidade na Internet?

O Internet Identity é um serviço Web3 (coisas que usam computação blockchain) que permite aos usuários criar uma “âncora” para seus dispositivos físicos, permitindo que eles entrem em serviços compatíveis com segurança. Em vez de usar proteção por senha, o Internet Identity usa um chip em dispositivos modernos para gerar automaticamente senhas descartáveis protegidas com criptografia Chain Key.

Pense nisso como uma maneira nova e rápida de se autenticar ao fazer login em um serviço. Também está vinculado a outros conceitos do Web3, como a capacidade de criar várias identidades online para você mesmo, daí o nome. Ele também oculta sua pegada digital, protege você contra roubo de identidade e outros benefícios. Tudo isso é habilitado no projeto blockchain DFINITY Internet Computer.

Como funciona a Identidade na Internet?

É um pouco técnico. Ainda assim, pode parecer familiar se você já usou outras tecnologias de senha. Os usuários criam uma identidade de âncora incorporada na cadeia de blocos do Internet Computer e atribuem dispositivos a essa âncora. Esses dispositivos usam um chip TPM especial para gerar senhas ocultas para entrar em serviços Web3 ou dapps (aplicativos descentralizados).

Essas senhas são habilitadas por meio de autenticação biométrica ou um tipo semelhante de processo de segurança (pense no Face ID) que não requer senha. Em seguida, um protocolo de handshake combina uma chave pública e uma chave privada, permitindo que os usuários façam login em serviços compatíveis automaticamente.

Essa abordagem tem várias vantagens ao proteger sua identidade online. Primeiro, não há senha para hackear e até mesmo as senhas do TPM são totalmente privadas, então ninguém mais pode acessá-las quando você entra em um serviço. Isso é ótimo para segurança de dados! E como uma nova sessão é criada para cada login, é mais difícil para alguém do outro lado rastrear o que as pessoas estão fazendo.

Então tudo isso depende do blockchain, certo? Isso é seguro?

Sim, é baseado nas tecnologias Web3 e blockchain. No entanto, ao contrário de outras histórias que chegam às manchetes envolvendo boondoggles de blockchain, tudo isso é bastante inócuo. Você não precisa possuir um token blockchain para usar o Internet Identity. Você não está pagando nada. Os desenvolvedores pagam pelos cálculos de blockchain de sua parte. O processo foi projetado para ficar longe de motivadores financeiros e focar na privacidade.

Ainda assim, faz parte do mundo Web3, e essa associação pode levar a muitas bobagens tecnológicas e aplicativos mais duvidosos. Mas o investimento direto em blockchain não é necessário para fazer isso funcionar, e ninguém está tentando vender uma ideia barata aqui.

Com o que a Identidade na Internet funciona?

A Identidade da Internet funciona apenas com serviços suportados por meio do Internet Computer Protocol. Em outras palavras, Web3 dapps e não muito mais. A DFINITY e outras estão apostando que técnicas de autenticação de blockchain como essa logo se tornarão a norma e que seu protocolo, em particular, será amplamente suportado. Mas esse é um grande “se” agora, com muitas incógnitas, embora o serviço tenha muito potencial.

Esta é provavelmente a maior fraqueza do Internet Identity. Geralmente é destinado a dapps compatíveis com Web3, como o OpenChat. Você teria que visitar cada um de seus aplicativos e logins e verificar se eles oferecem suporte a esse tipo de tecnologia de computador da Internet. Muitos deles, incluindo mídias sociais populares, provavelmente não, a menos que você esteja profundamente inserido no mundo da tecnologia blockchain.

Quais dispositivos de autenticação eu preciso para que a Identidade na Internet funcione?

Esta é a parte boa: seu login biométrico médio funcionará bem. Isso pode incluir leitores de impressão digital, recursos de identificação facial e outras tecnologias que estão em nossos dispositivos do dia a dia. Para aqueles que querem um pouco mais de força, o Internet Identity oferece suporte a tecnologias de senha do mundo real, como Yubikey, para proteger sua identidade digital.

A Identidade na Internet tem algum custo?

Não. É totalmente gratuito e de código aberto. Essa é uma parte importante do serviço, pois enfatiza a privacidade e a transparência de seus dados.

Tudo isso é melhor do que senhas?

A Identidade na Internet é mais conveniente ao usar dapps e é muito segura. Também torna mais difícil para grandes empresas de tecnologia ou mídia social como o Google traçar seu perfil, mas se você usa dapps, isso provavelmente não é um grande problema. E fornece uma maneira fácil de criar várias identidades sociais para maior privacidade. Você nem precisa fornecer nenhuma informação pessoal para usá-lo. No entanto, isso também significa que é importante gerenciar suas opções de recuperação adequadamente caso algo dê errado.

Lembre-se de que, embora você não possa ser rastreado com esse método, ele cria uma trilha dentro do blockchain. Teoricamente, apenas você pode acessar isso com sua frase-semente (esse é o ponto), mas existe além de seus dispositivos físicos.

Como começo a usar a Identidade na Internet?

Você pode visitar o site e criar uma âncora sempre que desejar, seguindo as instruções passo a passo do seu mecanismo de pesquisa. Você terá que se autenticar e escolher um método de recuperação como uma frase inicial ou uma chave de segurança. Em seguida, você precisará adicionar dispositivos específicos, como seu telefone Android, à sua âncora para que funcionem corretamente. Se você está preocupado com as porcas e parafusos, visite o código no GitHub ou pergunte à comunidade mais sobre isso.

Agora você sabe o que esperar com a Identidade na Internet

A Identidade na Internet vale o seu tempo se você usa serviços Web3 ou está interessado em adotar dapps amigáveis à privacidade. Seu futuro, como o futuro de toda Web3 neste momento, ainda é nebuloso, mas é uma base sólida para software de autenticação. Além disso, é totalmente gratuito e não requer nenhum golpe duvidoso de investimento em blockchain para funcionar. Essa é a abordagem Web3 que gostamos de ver, mesmo que a Identidade na Internet ainda tenha que provar que é um bom passo para as últimas atividades descentralizadas da Internet.

Por TYLER LACOMA

Sair da versão mobile