O comércio de Bitcoins é uma tendência em rápido crescimento em todo o mundo, e o mesmo acontece com o comércio eletrônico. O processo instantâneo, a melhor segurança e a intervenção zero absoluta de qualquer instituição financeira sobre as moedas digitais fazem dela uma opção melhor e preferida por muitos consumidores. Por outro lado, a grande concorrência na indústria de e-commerce está transformando sua acessibilidade a um novo nível de excelência como nunca vimos antes.
Como está a Bitcoin, uma moeda digital, transformando o setor de comércio eletrônico?
Antes disso, vamos saber como o atual sistema de moeda fiduciária funciona para plataformas de comércio eletrônico.
Existe um sistema de governo central que regula a oferta monetária para todos os países. Devido a vários fatores políticos, econômicos e de mercado no comércio global, moedas poderosas como o euro e o dólar americano são amplamente aceitas, enquanto o oposto se aplica a moedas menos dominantes, como a Rúpia da Indonésia, o peso argentino e outras.
Portanto, existe um mercado de câmbio no qual os indivíduos podem alternar entre diferentes moedas com taxas pré-fixadas determinadas pelos bancos para essas transações. Os limites, regulamentos e taxas de transferência de dinheiro variam para cada país dependendo da política.
A taxa de transação com cartão de crédito para comerciantes de comércio eletrônico começa de 2 a 3% em países desenvolvidos e pode chegar a até 5% em alguns países. Também há receios de estornos e responsabilidades de fraude para se preocupar além dessas taxas de comerciante. O processo de transferência de dinheiro é até mesmo demorado (leva de 3 a 4 dias úteis ou mais), dependendo do critério do seu banco.
Bitcoin simplesmente elimina tudo isso
Bitcoin é uma moeda digital altamente segura, não regulada por nenhum sistema monetário fiduciário. Ele simplesmente permite que seus usuários movam valor pela World Wide Web, separando-a das funções fornecidas por qualquer instituição governamental ou financeira. Um indivíduo ou entidade simplesmente tem que se inscrever para uma carteira Bitcoin, e eles podem desfrutar do acesso de transações peer to peer instantâneas, sem taxas de transação e pagamentos em todo o mundo. Ao contrário de uma moeda fiduciária, nenhum governo central ou instituição financeira possuirá o menor controle sobre a transação Bitcoin.
Como os consumidores de comércio eletrônico podem se beneficiar com o Bitcoin?
Devido aos perfis de risco e ao acesso indevido aos portais de pagamento disponíveis, como PayPal, banco e outros pagamentos de terceiros, ainda assim, um grande número da população global é excluído da participação e desfruta dos benefícios do comércio on-line. Com uma carteira Bitcoin, os compradores podem facilmente evitar taxas de câmbio ao comprar produtos no exterior. O dinheiro da Fiat transferido para a moeda digital pode ser transferido para qualquer canto do mundo sem quaisquer restrições.
Como a carteira Bitcoin é completamente digital por natureza, ela permite que os usuários salvem e façam backup de várias cópias da mesma carteira. Ele também permite recuperar dados completos do usuário por qualquer chance que os usuários perdem sua carteira. Mesmo para fins de alta segurança, as carteiras de Bitcoin só podem ser acessadas com a chave privada do usuário.
Benefícios para comerciantes de comércio eletrônico com transações de bitcoin
Estornos reversos: os estornos são os pesadelos mais assustadores para o comerciante de comércio eletrônico, onde os consumidores solicitam ou compram um produto e depois de uma transação bem-sucedida chamam sua instituição de pagamento ou banco para cancelá-lo depois de dias, semanas ou até meses depois. Embora essa função seja originalmente destinada a proteger os consumidores contra fraudadores, mas em muitos casos, a função é amplamente abusada, o que causa perda de estoque e também o pagamento sinalizado pela instituição monetária para os comerciantes de comércio eletrônico. A reversão da transação pode levar semanas e até meses com papelada adicional, coleta de evidências, mão de obra e, por último, mas não menos importante, estresse.
Taxa de processamento zero: Outra desvantagem da transação de moeda fiduciária no mundo do comércio eletrônico são as taxas convencionais de cartão de crédito, que podem começar de 2 a 3% para o comerciante e podem aumentar dependendo dos termos fixados pelo banco. Para módulos de pequenas empresas, até mesmo esses custos adicionais de 2 a 3% podem adicionar muito ao resultado final ao longo do tempo. Graças ao zero de localização física, participações, taxas bancárias, limites e atrasos do Bitcoin, ele pode ser transferido para qualquer país em apenas 10 minutos.
Transferência eletrônica: como as empresas de comércio eletrônico trabalham principalmente com fornecedores no exterior, elas geralmente não têm nenhuma conta bancária ou pontes de transação de terceiros. Isso significa que, toda vez que os comerciantes de comércio eletrônico colocam uma ordem internacional no estoque, eles precisam pagar uma taxa de transação bancária internacional que pode variar de 25 dólares a 40 dólares. Isso definitivamente pode adicionar uma quantia significativa para os comerciantes, se eles tiverem um número de fornecedores no exterior.
Proteção contra fraudes: Devido à conformidade com a PCI (Indústria de Cartões de Pagamento) e à proteção contra fraudes, os comerciantes precisam arcar com custos adicionais para várias regulamentações de conformidade financeira e verificações de segurança para aceitar cartões de crédito. Comparado a isso, embora a transação com Bitcoin exija segurança de carteira nos lados do comerciante e do pagador, aqui nem o pagador nem o comerciante têm que realizar qualquer tipo de cobrança adicional ou taxa de processamento.
Assinatura Múltipla: Devido ao seu ecossistema de código aberto para programação, desenvolvedores e empreendedores, os comerciantes podem facilmente criar novos serviços, aplicativos e produtos na plataforma Bitcoin. Os aplicativos necessários para essa função podem ser difundidos com gatilhos e scripts personalizados a partir da transferência de ativos, contratos, entrega de produtos etc.
Melhor Experiência de Compra Móvel
O Bitcoin ou qualquer outra moeda digital disponível pode promover a experiência geral de compra móvel para os usuários da maneira mais simples. Tudo o que precisam é encher sua carteira Bitcoin com moedas disponíveis em bolsas on-line ou de corretoras, transferindo dinheiro fiduciário de sua conta normal. Uma vez que eles tenham Bitcoin ou frações em sua carteira, todos eles têm que abrir o aplicativo móvel designado e simplesmente digitalizar o código QR para passar sua transação. Ele irá automaticamente desbloquear a senha secreta embutida na sua senha Bitcoin, e todo o processo levará apenas alguns segundos de tempo.
O doce relacionamento continua …
A relação entre o comércio eletrônico e o Bitcoin está realmente evoluindo, e esperamos que em breve chegue a um ponto mais recompensador em que tanto o comerciante quanto o comprador obtenham mais benefícios com isso. Se a facilidade de transferência de dinheiro, menos envolvimento de papelada, altamente seguro, a eficiência da transferência de tipo de moeda de um para outro, ou outros benefícios acima mencionados sobre transferências de dinheiro tradicionais; moedas digitais como Bitcoin estão ajudando tanto os usuários privados quanto os comerciantes on-line a experimentar um novo mundo de câmbio monetário com total facilidade.
Fonte: https://www.digitaldoughnut.com/articles/2018/february/the-impact-of-bitcoin-revolution-over-ecommerce