Ao discutir a otimização de blockchains, muitos procurarão melhorar os três pilares da tecnologia blockchain: segurança, escalabilidade e descentralização. Embora as melhorias nesses fundamentos da blockchain possam melhorar os recursos da rede, ela fica aquém de fazer melhorias para seus usuários.
Enquanto o Ethereum mudou recentemente para proof-of-stake (PoS) para trabalhar em seus fundamentos, o protocolo NEAR já se estabeleceu em uma base sólida, 10 anos à frente do roteiro do Ethereum. O NEAR foi projetado para ser rápido, seguro e escalável. Usando o sharding Nightshade, o blockchain é capaz de atingir a finalização em menos de três segundos e manter os custos de transação abaixo de US$ 0,01. Ao construir sobre uma base tão sólida, a NEAR conseguiu concentrar seus esforços na criação de um ambiente fácil de usar e otimizado para desenvolvedores.
A NEAR sempre defendeu suas comunidades de desenvolvedores e usuários e incentivou seus membros a criar projetos duradouros e impactantes para todos. Na era de leitura e escrita própria da Internet, projetos como Few and Far forneceram uma experiência de comunidade que reimagina a criatividade e a comunidade. A NEAR apoiou projetos de propriedade da comunidade concentrando consistentemente seus esforços na otimização de sua plataforma para desenvolvedores disruptivos.
Esse foco em desenvolvedores disruptivos permitiu que a NEAR se tornasse uma potência para aplicativos descentralizados (dapps). Isso abriu ainda mais as possibilidades do que pode ser feito na plataforma, diferenciando a NEAR de sua concorrência. Uma das maiores diferenças entre o NEAR e outros protocolos blockchain é o foco em simplificar a experiência do desenvolvedor. Para desenvolvedores Web2 que desejam iniciar suas carreiras na Web3, as diferenças nas linguagens de programação e nos modelos de desenvolvimento podem ser obstáculos significativos para a entrada. Para que a próxima geração de aplicativos Web3 interrompa as instituições Web2, a experiência de desenvolvimento precisa ser acessível a todos.
Construído por desenvolvedores, para desenvolvedores, o NEAR facilita a construção do Web3 para as massas. Por meio de documentação de fácil leitura e uma enorme biblioteca de ferramentas para desenvolvedores, a construção do NEAR criou um ambiente em que os desenvolvedores podem se concentrar menos na sintaxe e mais em seus produtos. Mais significativamente, o NEAR permite que os desenvolvedores criem projetos usando os idiomas que amam. O protocolo lançou recentemente suporte para smart contracts baseados em JavaScript, fornecendo uma experiência de programação mais familiar para desenvolvedores Web2. Como alternativa, você também pode desenvolver smart contracts usando Rust, uma linguagem de programação de alto desempenho que foi eleita a linguagem preferida pelos desenvolvedores no Stack Overflow.
Com base em um ambiente forte e inclusivo, os projetos do NEAR continuaram avançando para ampliar sua capacidade de adoção. Um grande exemplo de um projeto que promove a escalabilidade do NEAR é a Octopus Network, uma rede multicadeia interoperável que fornece a infraestrutura para cadeias de aplicativos compatíveis com EVM e baseados em substrato. Com a Octopus Network, agora existem mais maneiras do que nunca de implantar seu projeto no NEAR, obter interoperabilidade com o Polkadot e começar a aumentar sua comunidade.
Ao simplificar a experiência do desenvolvedor e oferecer suporte àqueles que procuram construir no NEAR, o protocolo criou um ecossistema de projetos Web3 disruptivos que procuram enfrentar o Web3 de frente. Veja o nicho, por exemplo. Desenvolvido por ex-líderes sociais da Web2 no Facebook, Tinder e Bumble, o Niche é um aplicativo social da Web3 projetado para membros, não para geradores de receita de anúncios. Ao trocar o modelo Web2 de coleta de dados e vendas de anúncios por um modelo de dados de propriedade do usuário Web3, a plataforma realmente cria um ambiente para criadores de conteúdo, colecionadores e grupos de amadores para criar conexões mais profundas entre as comunidades.
O SeatlabNFT é outro projeto inovador baseado em NEAR que busca desafiar um grande líder do setor. O SeatlabNFT é um mercado de ingressos para eventos NFT que ajuda os artistas a promover conexões mais próximas com os fãs, eliminando fraudes e reduzindo o impacto do dimensionamento. Plataformas como a Ticketmaster muitas vezes se aproveitam de artistas e seus fãs, explorando sua comunidade para obter lucro. Isso não poderia ter se tornado mais evidente do que a recente venda da turnê Taylor Swift Eras, que viu os ingressos de $ 49 subirem para mais de $ 22k. Por meio de ingressos NFT, o SeatlabNFT permite que artistas, e não cambistas, recebam o benefício de vendas secundárias e impulsiona ainda mais a conexão com seus fãs.
O jogo é outra indústria que o ecossistema NEAR está preparado para interromper. O mais recente relatório global de videogames da DFC Intelligence descobriu que existem mais de 3 bilhões de consumidores ativos de videogames em todo o mundo. Em outras palavras, quase 40% da população mundial são jogadores ativos. Os jogos baseados em blockchain tiveram 1,1 milhão de UAWs no segundo trimestre, ou apenas cerca de 0,04% da população global de jogos. O potencial para revolucionar os jogos é enorme e a NEAR está bem equipada para capitalizar essa oportunidade.
PlayEmber é uma infra-estrutura X-chain GameFi para massificar jogadores Web2 integrados para Web3. Aproveitando a agilidade do NEAR, a PlayEmber oferece aos estúdios de jogos um SDK baseado em Unity que pode ser rapidamente implementado em projetos que buscam migrar para Web3. Por meio desse SDK, os jogos podem interagir melhor com seus jogadores, oferecendo incentivos exclusivos, recompensas de fidelidade e outras ofertas exclusivas. Tudo isso é possível por meio do modelo de receita de anúncios redistribuídos da PlayEmber, que permite aos jogadores resgatar suas contribuições da comunidade diretamente na plataforma.
Talvez alguns dos projetos mais disruptivos atualmente em desenvolvimento no NEAR sejam aqueles que procuram inovar nas falhas das empresas Web2. Projetos como More Than Us, por exemplo, estão incubando algumas das comunidades e coletivos mais fortes para ajudar ainda mais a economia do criador. Embora os projetos Web2 muitas vezes criem barreiras para determinados usuários, os projetos baseados em NEAR têm o potencial de garantir que nenhum indivíduo seja excluído. More Than Us capacita comunidades marginalizadas e as apoia em sua jornada no espaço Web3. Ao defender o espírito de propriedade do usuário da Web3, o protocolo NEAR criou um ecossistema otimizado para desenvolvedores disruptivos.
Por CoinDesk