Grandes notícias saindo da conferência Converge22 em San Francisco. A Circle Internet Financial, uma fintech digital global e emissora do USD Coin (USDC), anunciou uma parceria com a NEAR que tornará o USDC amplamente disponível no ecossistema NEAR até o final de 2022.

Ter o USDC no NEAR é definitivamente um motivo para comemorar. A Circle também disponibilizará o USDC em outras plataformas para oferecer suporte a um ecossistema de várias cadeias.

Capacitando desenvolvedores NEAR

Trazer o USDC para o NEAR ajudará a capacitar os desenvolvedores a integrar os fluxos de pagamentos de stablecoin em seus aplicativos descentralizados baseados em Javascript e Rust. Isso desbloqueará uma nova onda de acessibilidade para os construtores da Web2 migrando para a Web3. Ele também terá um papel vital na missão da NEAR de adoção em massa da Web3, enquanto ajuda os desenvolvedores a construir sem limites.

“A expansão de várias cadeias aumenta a disponibilidade nativa do USDC de oito ecossistemas para treze e permite que os desenvolvedores de blockchain que desenvolvam o USDC e seus usuários experimentem maior liquidez e interoperabilidade dentro da economia crypto”, disse João Reginatto, vice-presidente de produtos da Circle. “Estender o suporte multi-cadeia para o USDC abre as portas para instituições, exchanges, desenvolvedores e muito mais para construir suas inovações e ter acesso mais fácil a um ativo confiável e estável.”

Trazer o USDC para o NEAR é uma grande vitória para os desenvolvedores, que agora poderão integrar fluxos de pagamento de stablecoin em Javascript ou dApps baseados em Rust. Isso ajudará a inaugurar uma nova onda de acessibilidade para os construtores da Web 2 que estão fazendo a mudança para a Web3.

O que saber sobre stablecoins

Uma stablecoin é simplesmente uma crypto “atrelada” a uma moeda mais tradicional, como USD ou EURO. Através de diversos modelos de tesouraria e/ou garantias, eles são projetados para manter um valor de 1:1, ou paridade, com suas contrapartes indexadas. Stablecoins também podem ser atreladas a crédito e/ou dívida ou não ter garantia alguma, como visto em stablecoins algorítmicas.

Sua presença no ecossistema Web3 traz uma sensação de familiaridade para nativos e recém-chegados. Uma stablecoin também é uma espécie de rampa para entender a economia de tokens – o gás que alimenta a Web3 e além.

Embora projetadas para reduzir a volatilidade das crypto, as stablecoins apresentam seu próprio conjunto de riscos. Quando centralizadas, as stablecoins podem ser vítimas de hacks, roubo ou até impressão excessiva, o que pode levar à hiperinflação. Se uma stablecoin algorítmica sofrer uma falha algorítmica, como aconteceu com a Terra e sua moeda irmã, Luna, a stablecoin pode falhar. Se uma stablecoin for reservada fracionada em vez de totalmente apoiada, pode haver uma corrida bancária que desencadeie uma queda dramática no preço da stablecoin.

Por NEAR Team