Embora Bitcoin e criptomoedas possam ter sido os primeiros usos amplamente conhecidos da tecnologia blockchain, hoje, está longe de ser o único. Na verdade, blockchain está revolucionando a maioria das indústrias. Aqui estão apenas alguns exemplos práticos da tecnologia blockchain.
Entretenimento
KickCity – plataforma para organizadores de eventos que permite que eles paguem apenas pelo que recebem e recompensa os membros da comunidade compartilhando esses eventos. Seus produtos geram cerca de US $ 50 mil mensais com mais de 70 mil usuários e 300 anfitriões de eventos.
B2Expand – Com base no blockchain da Ethereum, eles criam videogames cross-gaming. O primeiro videogame “Beyond the Void” entrou no programa de startups da Ubisoft e é a primeira empresa de jogos no Steam com uma economia criptografada.
Spotify – Quando a Spotify adquiriu a startup de blockchain, o Mediachain Labs, foi para ajudar a desenvolver soluções através de um banco de dados descentralizado para melhor conectar artistas e acordos de licenciamento com as faixas no serviço do Spotify.
Guts – Um ecossistema de bilhética transparente que usa a tecnologia blockchain para eliminar a fraude de ingressos e o mercado de ingressos secundários.
Compromisso social
Matchpool: os “Matchmakers” são recompensados por fazer jogos bem-sucedidos, seja com freelancing, seja para Uber e Airbnb.
Varejo
Warrante – Um aplicativo blockchain que permite aos consumidores acessar facilmente informações sobre os produtos que adquiriram e obter serviço em caso de mau funcionamento do produto.
Blockpoint – Simplifica a criação de sistemas de pagamento e permite carteira móvel, programa de fidelidade, cartões de presente e outras funcionalidades de ponto de venda.
Loyyal – Com tecnologia blockchain e contrato inteligente, essa plataforma de fidelidade e recompensas cria programas mais personalizados que permitem até mesmo recompensas multimarcas.
Carros exóticos
Bitcar – Propriedade fracionada de carros de colecionador possibilitada por um token BitCar.
Cadeias de suprimentos e logística
IBM Blockchain – Conhecer o status e a condição de todos os produtos em sua cadeia de suprimentos, desde as matérias-primas até a distribuição, é essencial. Blockchain para cadeias de suprimentos permite transparência com um registro compartilhado de propriedade e localização de peças e produtos em tempo real.
Indústria de alimentos – A complexa rede da indústria de alimentos, de fazendeiros a mercearias, torna o rastreamento de doenças transmitidas por alimentos um desafio. O blockchain pode melhorar a transparência e a eficiência de descobrir quais alimentos podem estar contaminados e em toda a cadeia de suprimentos.
Proveniência – Os consumidores estão exigindo cada vez mais transparência em relação aos produtos que compram e consomem para garantir que o fornecimento de materiais e a produção de produtos estejam de acordo com seus valores individuais. Proveniência usa blockchain para fornecer cadeia de custódia e certificação de cadeias de suprimentos.
Blockverify – Com a pretensão de “introduzir transparência nas cadeias de suprimento”, a Blockverify se concentra em soluções antifalsificação usando blockchain para verificar produtos falsificados, produtos desviados, mercadorias roubadas e transações fraudulentas.
OriginTrail – Já em uso na indústria de alimentos, mais aplicações estão sendo planejadas para a OriginTrail, uma plataforma que permite aos consumidores saberem de onde vieram suas compras e como foram produzidas.
De Beers – De Beers minera, comercializa e comercializa mais de 30% da oferta mundial de diamantes. A empresa planeja usar um livro-caixa para rastrear os diamantes da mina até a compra do cliente. Esta transparência ajudará a indústria e qualquer um que deseje verificar, confirme que os diamantes estão livres de conflito. A Fura Gems também planeja usar blockchain em seu processo de fornecimento de esmeraldas, rubis e outras pedras preciosas.
Seguro
Accenture – Com metas para aumentar a eficiência e a produtividade no setor de seguros, a Accenture cria soluções blockchain para seus clientes de seguros. Eles traduzem os principais processos da indústria de seguros em procedimentos prontos para blockchain que incorporam confiança no sistema.
Prova de seguro – A empresa de seguros Nationwide está atualmente testando uma solução blockchain para fornecer informações de comprovação de seguro chamadas RiskBlock. Por fim, quando essa ferramenta for totalmente implantada, ajudará a aplicação da lei, os segurados e as seguradoras a verificar a cobertura de seguro em tempo real e acelerar o processamento de sinistros.
Saúde
MedicalChain – A primeira empresa de assistência à saúde que utiliza a tecnologia blockchain para facilitar o armazenamento e a utilização de registros eletrônicos de saúde, a fim de proporcionar uma experiência completa de telemedicina. Eles são verdadeiros médicos em atividade na estrutura de saúde do Reino Unido e querem mudar o sistema a partir de dentro.
MedRec – Para dar a qualquer provedor médico acesso seguro aos registros dos pacientes, o MedRec usa blockchain para economizar tempo, dinheiro e duplicação de procedimentos entre uma variedade de instalações e provedores. Os pacientes também poderiam ter acesso a seus registros médicos anônimos para serem usados em pesquisas.
Nano Vision – Com o objetivo de catapultar a inovação médica para longe dos tradicionais silos de dados e sistemas de registros incompatíveis, o Nano Vision combina o poder do blockchain com a inteligência artificial (AI) para coletar dados de nível molecular no Nano Tokens. A AI analisa os dados para encontrar tendências e analisar as conexões que levarão a descobertas médicas.
Gema – Com o objetivo de fornecer aos pacientes controle sobre seus registros médicos e dados genômicos usando uma solução de blockchain, a Gem também fez parcerias com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças para experimentar o uso de blockchain para monitorar doenças infecciosas.
SimplyVital Health – Esta plataforma baseia-se na tecnologia blockchain, que permite que provedores e pacientes acessem, compartilhem e até mesmo transfiram seus dados de assistência médica.
Imobiliária
BitProperty – Usando blockchain e contratos inteligentes, BitProperty quer democratizar oportunidades e criar uma sociedade descentralizada, permitindo que qualquer pessoa em qualquer parte do mundo (exceto os EUA e o Japão, devido a preocupações regulatórias) invistam em imóveis.
Deedcoin – Em vez de uma típica comissão imobiliária de 6%, a Deedcoin opera com 1% e espera ser a nova maneira de os compradores e vendedores se conectarem com agentes imobiliários que aceitam uma comissão mais baixa.
Ubiquity — Esta plataforma blockchain Software as a Service (Saas) oferece uma experiência de usuário mais simples para registrar com segurança informações de propriedade para garantir um registro limpo de propriedade.
Caridade
BitGive – Esta plataforma de doação gloabal aproveita a tecnologia Bitcoin e blockchain para fornecer maior transparência aos doadores, compartilhando informações financeiras e de projetos em tempo real. Save the Children, The Water Project e Medic Mobile são algumas das instituições de caridade que trabalham com o BitGive.
AidCoin – Como a pesquisa mostra que 43% das pessoas não confiam em instituições de caridade, a AidCoin espera melhorar essa confiança com registros distribuídos, contratos inteligentes e criptomoedas e tornar o setor sem fins lucrativos mais transparente.
Utopi – A falta de transparência assolou as doações de caridade, mas a Utopi espera melhorar a transparência nas organizações sem fins lucrativos. Quando os doadores dão usando a plataforma Utopi, eles podem ver exatamente como cada centavo é gasto.
Serviços financeiros
Bitcoin Atom – Um novo fork do Bitcoin que permite a todos trocar moedas criptografadas sem qualquer taxa de negociação e sem troca de hacks, tornando o Bitcoin verdadeiramente descentralizado novamente. A tecnologia é baseada em swaps atômicos – uma ferramenta inestimável para trocar uma criptomoeda por outra (por exemplo, 1000 BTC com 56500 LTC) e sem necessidade de uma terceira parte confiável. Mas atualmente, a adoção generalizada de swaps atômicos tem sido evitada porque eles exigem habilidades altamente técnicas; algo que o Bitcoin Atom irá resolver.
Securency – Esta é uma plataforma de negociação para criptomoedas e qualquer tipo de ativo, incluindo ativos tradicionalmente ilíquidos, a serem trocados por tokens Securency. Isso permite que os criptos sejam negociados fora de suas trocas dedicadas.
Ripple – A Ripple pretende ser um fornecedor global de soluções de pagamento conectando bancos, provedores de pagamento, corporações e trocas de ativos digitais para permitir uma liquidação instantânea sob demanda globalmente.
ABRA – Um aplicativo global e carteira criptocorrente que permite comprar, investir e armazenar 20 criopreservas, incluindo bitcoin, ethereum, litecoin e muito mais.
Aeternity — Esta plataforma blockchain altamente escalável pode ser usada para qualquer aplicativo que exija alta velocidade transacional, incluindo contratos inteligentes que são criados com pagamentos em cadeia e nano e micro.
Smart Valor – Com a missão de tornar os investimentos globais simples, justos e acessíveis a todos, a Smart Valor democratiza o acesso a riqueza global e oportunidades de investimento.
Círculo – Envie dinheiro via texto sem taxas, graças a esta empresa sediada no Reino Unido.
Há tantas inovações blockchain lá fora que foi um desafio encontrar o que destacar. Muitos deles são potencialmente perturbadores e será interessante observar quantos deles sobreviverão a essa fase inicial do hype. Se a explosão inicial do ponto com for qualquer coisa, haverá muitas baixas a curto prazo, mas graves perturbações a médio e longo prazo. Um espantoso espaço para assistir.
Fonte: https://www.forbes.com/sites/bernardmarr/2018/05/14/30-real-examples-of-blockchain-technology-in-practice/4/#5b90bdd4100e