Um obstáculo fundamental para a adoção em massa da Web3 é a integração. As pessoas querem entrar na Web3 e na crypto, mas não sabem como. Frases iniciais, chaves privadas, transações de smart contract, conhecimento técnico crypto são enormes barreiras à entrada na Web3.

Com o Keypom, isso está prestes a mudar. O Keypom é um novo protocolo de integração de fricção zero com um aplicativo complementar sem código, desenvolvido no Near.

Agora, os usuários, independentemente de sua formação, podem experimentar o valor da tecnologia blockchain da Near, independentemente de terem ou não uma carteira. Concebido como um bem público voltado para a comunidade – ou um utilitário público – as APIs do Keypom (o Protocolo Keypom) serão totalmente gratuitas. O aplicativo Keypom também permitirá que não desenvolvedores aproveitem ao máximo as poderosas experiências de integração sem carteira do Keypom.

Como funciona a integração sem atrito do Keypom

Estreando na NEARCON 2022, a solução de integração da Keypom é totalmente on-chain e não custodial. Ele é executado completamente no blockchain Near por meio de smart contracts Near – não em nenhum banco de dados centralizado.

O Keypom permite que o Near e o Web3 funcionem mais como o Web2, onde desenvolvedores e usuários finais podem usar aplicativos sem a integração geralmente confusa, tediosa e demorada do Web3. Para aqueles que desejam explorar essa tecnologia, a Keypom oferecerá um aplicativo, que está programado para ser lançado no ETH Denver 2023. Este aplicativo dará aos usuários e organizações a capacidade de criar facilmente links para convidar os usuários a experimentar aspectos do blockchain Near sem ter para configurar uma carteira primeiro.

Em outras blockchains, os usuários geralmente são integrados com carteiras pré-criadas e pré-carregadas. O Keypom opera com base no modelo de chave de acesso exclusivo da Near, que permite muito mais flexibilidade na experiência do usuário final.

Com o Keypom, os usuários recebem um tipo especial de chave de acesso que pode ser usado para experimentar um aplicativo de crypto e, posteriormente, ser transformado em uma carteira. Essa chave pode ser incorporada em um link simples no estilo Web2 que, uma vez clicado, permite que os usuários entrem em uma experiência crypto, totalmente on-chain e sem custódia.

Atualmente, as experiências do Keypom incluem receber $NEAR, NFTs, ingressos para um evento ou até mesmo colocar o usuário em uma conta de teste com tokens Near para gastar em uma seleção predefinida de aplicativos. Depois que um usuário desfruta de uma experiência com um link Keypom, ele pode atualizar para uma conta completa e aproveitar todo o ecossistema Near.

Para organizações que experimentaram o Keypom e optam por desenvolver com base em seu protocolo, o plug-in Keypom SDK e Wallet Selector permite uma integração perfeita da tecnologia do Keypom em seus próprios aplicativos. As empresas poderão personalizar todos os aspectos da experiência do usuário para atender às suas necessidades, ao mesmo tempo em que usam bibliotecas plug-and-play cuidadosamente projetadas para abstrair processos complicados para o desenvolvedor.

Linkdrops personalizáveis e de baixo custo

Normalmente, os linksdrops têm sido usados para integrar desenvolvedores e usuários finais que desejam construir no Near. O custo de criar 1.000 contas por meios tradicionais foi de aproximadamente 1.003 $NEAR. Com o Keypom, os custos de integração de 1.000 usuários podem cair para cerca de 3,5 $NEAR.

“Imaginamos um mundo onde aplicativos descentralizados usam o protocolo Keypom para criar experiências de usuário verdadeiramente imersivas e se especializam em casos de uso específicos que abrangem todo o ecossistema”, diz Ben Kurrek, da Keypom. “As empresas podem criar qualquer coisa, desde ingressos para eventos até pagamentos baseados em assinatura e ferramentas multi-sig. Embora o aplicativo Keypom ainda permitisse que os usuários experimentassem esses casos de uso, seria em um escopo muito menor.”

O Keypom pode ser usado, por exemplo, para registrar automaticamente os usuários em uma Organização Autônoma Descentralizada (DAO) como parte do processo de integração. Outro caso de uso é para emissão de bilhetes para eventos. Com o Keypom, os usuários não precisariam de uma carteira para entrar em um evento e também poderiam receber um POAP (Proof of Attendance Protocol) NFT.

Talvez um dos casos de uso mais poderosos seja a capacidade dos aplicativos de usar o protocolo Keypom para oferecer aos usuários uma avaliação gratuita. Depois de escolher um nome de conta, o usuário é conectado instantaneamente e pode começar a explorar e experimentar o aplicativo. Assim como com cartões-presente e outros vouchers, os fundos só podem ser usados nesse dApp, evitando assim a possibilidade de ocorrer um tapete. Após o término do teste, o usuário pode integrar-se totalmente com a opção adicional de uma condição de retorno dos fundos que o dApp investiu.

Nesse novo modelo, a Keypom introduz uma mudança de paradigma na Web3, em que os usuários experimentam a crypto primeiro e se concentram apenas na integração depois de ver o benefício e obter valor.

“Deixamos para aqueles que constroem sobre o protocolo Keypom se especializar e criar aplicativos da maneira que acharem melhor, como cobrar taxas personalizadas”, diz Matt Lockyer, da Keypom. “Criamos um mundo onde não há limites e simplesmente fornecemos a tecnologia que desbloqueia essas experiências.”

Para obter uma explicação completa sobre o que é possível com os links personalizáveis do Keypom, confira o LEIA-ME do protocolo Keypom. A documentação do desenvolvedor do Keypom pode ser encontrada aqui e o Resumo Executivo do Keypom aqui.

Por NEAR FOUNDATION