Como usar simulações, benchmarks e outros métodos para resistir à liquidação.

Não é segredo que a recente retração no mercado de crypto deixou muitos – até mesmo veteranos da indústria – em estado de choque. Em 2022, o termo “DeFi Summer” está ganhando uma conotação de 180 graus fora de fase dos dias inebriantes que inspiraram o termo apenas dois anos atrás.

Isso significa que todo o setor de crypto está passando por testes de estresse em níveis nunca vistos desde o crash causado pelo COVID em março de 2020, um tempo antes da maioria dos protocolos DeFi existirem. As liquidações em cascata continuam a destruir os principais ativos crypto, com muitos superalavancados e submersos.

Suposições subjacentes

Grande parte do DeFi foi construído durante o DeFi Summer de 2020 e, portanto, o setor foi sobrecarregado com muitas suposições imprecisas e subjacentes. Então, o que podemos aprender com o ambiente atual e o que é preciso para construir serviços DeFi sustentáveis?

O princípio de segurança da “defesa em profundidade” vem à mente: a ideia de implantar várias medidas para garantir robustez e disponibilidade. Muitas vezes, a mensagem no DeFi começa e termina com “Fomos auditados!” Mas há muito mais.

Monitoramento extensivo

O DeFi funciona quando atividades potencialmente insalubres (posições de dívida, token peg, estratégias de rendimento etc.) não são passadas para o usuário final. Os protocolos devem rastrear, relatar e catalogar ativamente o desempenho e a integridade de ativos, pools, estratégias, posições e assim por diante.

Na prática, isso se parece com painéis com relatórios em tempo real e documentação de tendências históricas, acionando alertas quando algo importante acontece (ou seja, quando um empréstimo fica submerso). Pontos de bônus para implementar a redundância neste relatório caso determinados nós ou bots individuais sejam colocados offline.

Rebalanceamentos e manutenção automatizados

Os “bots Keeper” podem ouvir esses alertas e realizar a manutenção necessária. Em um agregador de rendimento, isso parece mudar os índices de garantia e migrar o peso de estratégias não lucrativas. Em um mercado de empréstimos, isso parece liquidações adversas que impedem que a dívida passe de perigosa a inadimplente.

Estratégias sinérgicas

O risco de estratégia também pode ser mitigado por uma abordagem intencional de quais tipos de ativos interagem uns com os outros – quais tipos de empréstimos são tomados contra quais tipos de garantias. Alguns ativos são altamente correlacionados, enquanto outros não. Por exemplo, pode-se limitar empréstimos a stablecoins e ativos “like” (como garantia ETH; empréstimo LINK) para aliviar qualquer risco multiplicado em que a garantia pode ser descartada enquanto o empréstimo bombeia simultaneamente.

Garantia conservadora de benchmarks

O nome do jogo em DeFi é eficiência de capital, mas nem todas as estratégias para aumentar a eficiência são iguais. As taxas de garantia nos mercados de crédito e CDPs devem ser conservadoras o suficiente para absorver dívida e fechar posições sem incorrer em perdas para o protocolo. Em um agregador de rendimentos, todas as estratégias que tiram vantagem de empréstimos ou alavancagem devem seguir referências generosamente sobrecolateralizadas. Isso isola as estratégias de mechas errôneas ou falhas de flash.

Auditoria

Embora menos verdadeiro hoje, muitos projetos DeFi abordaram a auditoria como um tipo de exercício de marketing tanto quanto um exercício de garantia de qualidade, principalmente para poder responder afirmativamente se um membro da comunidade fizer a pergunta “Você é auditado? ” Mas há auditoria e há auditoria, e você não pode parar em uma. (Se vale a pena, as mais de duas dúzias de estratégias de Vesper foram auditadas mais de cinquenta vezes ao todo, usando várias firmas de auditoria.)

Simulações em tempo real

Por que esperar por um Bear Market? A execução de testes de estresse simulados em tempo real permitirá que os projetos prevejam possíveis eventos de liquidação e defendam melhor os depósitos de pool de forma proativa.

Pesquisa APY em tempo real

A criação de análises on-chain em todos os protocolos permite estimar o APY em tempo real. Isso ajuda um projeto DeFi a redirecionar com mais fluidez os fundos de estratégias de baixo APY imediatamente quando reconhecidos e, para os mercados de empréstimos, diminuir a “arbitragem de empréstimos” com roteamento mais eficiente e dinâmico de TVL por meio do lado de depósito e empréstimo desses protocolos.

Claro, essas práticas não são panacéia – nada está em DeFi hoje. Mas o Bear Market nos dá a oportunidade de considerar o dever de cuidado que os participantes do DeFi têm no ecossistema descentralizado que queremos construir.

Com certeza, o experimento DeFi foi um emocionante teste com dinheiro real de uma maneira melhor de fornecer produtos e serviços financeiros. Assim como as reversões de 2000 e 2008 nos deram a segunda era da web e a primeira era da crypto, respectivamente, a crypto também herdará uma segunda era mais forte e robusta saindo do presente momento. Isso começa com as suposições corretas, colocando a resiliência em vez da ganância no centro de tudo o que fazemos.

Por Jordan Kruger