Ícone do site Decentralize

Gestores de fundos do Reino Unido pressionam por aprovação regulatória para tokenização de fundos: relatório

Gestores de ativos no Reino Unido estão fazendo lobby para que a tokenização de fundos mútuos receba aprovação regulatória no país. A Investment Association, o órgão comercial que representa os gestores de ativos no Reino Unido, pediu à Financial Conduct Authority (FCA) que acelere a aprovação dos regulamentos de fundos negociados em blockchain.

O Financial Times relata que o órgão comercial, cujos membros supervisionam mais de £ 10 trilhões (mais de US $ 11,9 trilhões) em ativos para clientes em todo o mundo, acredita que a tecnologia blockchain pode ser usada para trazer maior eficiência, economia de custos e transparência aos fundos mútuos.

Com a tecnologia blockchain, as ações tradicionais ou unidades de fundo serão substituídas pela emissão de tokens digitais para investidores. De acordo com a Associação de Investimentos, isso removerá os processos atualmente trabalhosos envolvidos na compra e venda de fundos mútuos.

A Associação de Investimentos também propôs a criação de uma força-tarefa que explorará outros usos possíveis da tecnologia blockchain. Isso inclui o uso de DLT (Digital Ledger Technology) para criar novos produtos e serviços e permitir que os investidores personalizem seus portfólios com participações em empresas privadas e ativos digitais.

Além disso, o esforço do lobby está pedindo que os fundos mútuos tenham permissão para manter ativos digitais em seus portfólios. Chris Cummings, presidente-executivo da Investment Association, disse que as regulamentações são necessárias para impulsionar a inovação e tornar a indústria de fundos do país globalmente competitiva.

“Uma maior inovação aumentará a competitividade geral da indústria de fundos do Reino Unido e melhorará o custo, a eficiência e a qualidade da experiência de investimento”, disse Cummings.

A Bolsa de Valores de Londres e quatro gestores de ativos globais já estão trabalhando com o FundAdminChain – um grupo de tecnologia financeira – para desenvolver fundos tokenizados ao vivo para o mercado do Reino Unido.

A FCA pode lançar regulamentações para fundos negociados em blockchain no final do segundo trimestre de 2023 se a FCA acelerar o processo de aprovação, de acordo com o relatório.

Regulamentações de tokenização já existentes em outras jurisdições

Vários outros países já estão à frente na corrida para regular a tokenização de ativos tradicionais. Um desses países é a Alemanha, que estabeleceu regulamentos para empresas bancárias e não bancárias que desejam oferecer títulos tokenizados ou Security Token Offerings (STO), como é denominado nos regulamentos.

Enquanto isso, a SEC aprovou o primeiro fundo mútuo negociado em blockchain dos EUA da Franklin Templeton em dezembro de 2021, depois que a empresa a convenceu de que o fundo não tem exposição a ativos digitais.

Na Central African Republic (CAR), o segundo país a adotar a moeda digital como moeda legal, estão em andamento planos para introduzir a tokenização dos recursos naturais do país. Isso abrirá as costas do país para investidores, acredita o governo.

O Reino Unido declarou planos para se tornar mais hospitaleiro para os ativos digitais, pois espera se tornar um centro global para o setor. O Reino Unido pretende fazer isso estabelecendo regulamentos para todos os aspectos da indústria.

Por Wahid Pessarlay

Sair da versão mobile