O maior banco do sudeste asiático, o DBS, o negociante de commodities suíço Trafigura e seus parceiros iniciaram uma plataforma de negociação de blockchain em Cingapura, com o objetivo de reduzir a papelada e melhorar os fluxos comerciais, disse o banco.

O primeiro comércio a ser realizado na plataforma ICC Tradeflow será uma carga de minério de ferro no valor de US $ 20 milhões a ser embarcada da África para a China este mês, disse o DBS na quarta-feira.

A plataforma é construída na infraestrutura de rede da Autoridade de Desenvolvimento de Mídia da Infocomm (IMDA) e na tecnologia blockchain da Perlin, disse o DBS.

A Câmara de Comércio Internacional também é parceira deste projeto, acrescentou o banco.

“Ao aproveitar a experiência de cada um em commodities e finanças, nossos clientes poderão receber seus produtos pelo menos 50% mais rápido com muito menos papelada”, disse Tan Su Shan, chefe de bancos institucionais da DBS.

Todas as partes da plataforma blockchain também poderão enviar, receber e agir de acordo com as instruções de negociação em tempo real, reduzindo o tempo de trânsito de documentos comerciais de ponta a ponta em mais da metade de 45 para 20 dias, informou o banco.

Mais aprimoramentos serão feitos na plataforma, incluindo financiamento comercial on-the-go, fornecendo informações básicas e classificações de crédito de participantes do comércio, embarcações e correios para criar confiança entre as contrapartes, disse o DBS. 
Fonte: Reuters (Reportagem de Florence Tan; Edição de Himani Sarkar)

Fonte: https://www.hellenicshippingnews.com/dbs-trafigura-start-blockchain-trade-platform-in-singapore/