O que aconteceu

A turbulência continua no mercado de crypto e na terça-feira o mercado caiu. As principais criptomoedas caíram, mas os nomes menores caíram dois dígitos em alguns casos. Uma investigação da Securities and Exchange Commission (SEC) sobre a Coinbase Global (COIN 6,46%) levou a pelo menos algumas das vendas, mas uma queda nas ações em crescimento também não ajudou.

A partir das 13h ET, Near Protocol (NEAR 3,32%) caiu 8,8%, Polygon (MATIC 10,03%) caiu 10,7% e ApeCoin (APE) caiu 10,6% nas negociações.

E então?

A maior notícia é que a SEC está investigando a listagem da Coinbase de várias crypto que ela vê como títulos. Não está claro com quais crypto a SEC está preocupada, mas a Coinbase pode listar ativos digitais, não títulos. O fato de os reguladores virem depois da troca é preocupante porque ninguém sabe exatamente quais são as regras hoje.

A regulamentação tem sido geralmente considerada uma coisa boa para a crypto, mas a SEC não está criando regulamentação, está aplicando leis que estavam nos livros décadas antes de a crypto ser um conceito. O problema é que alguém vai ser o caso de teste da SEC e agora a maior exchange de crypto negociada publicamente está em foco.

Near, Polygon e ApeCoin estão todos em posições diferentes nessa bagunça regulatória. Near Protocol é uma blockchain de camada 1 que os desenvolvedores podem construir, mas a regulamentação determinará o que pode ser construído e o que não pode, potencialmente limitando o crescimento e a inovação. Polygon é uma camada 2 no Ethereum, que deve ser escalável. Mas se a inovação parar na Camada 1, a Camada 2 terá pouca utilidade. ApeCoin é um token específico do Yuga Labs para o projeto metaverso do Bored Ape Yacht Club, The Otherside, que ainda está em desenvolvimento. Novamente, não está claro como a SEC vê os tokens para jogos, então essa crypto enfrenta incertezas.

E agora?

O mercado de crypto está em uma posição estranha do ponto de vista regulatório e enquanto espera pelos ganhos. Nenhum investidor de crypto deve ficar animado com a sondagem da SEC na Coinbase, mas, em geral, as propostas de regulamentação nos EUA e na Europa têm sido bastante pró-criptomoedas. No longo prazo, isso pode levar a uma ação do Congresso que defina regras que atualmente são extremamente opacas, mas essa clareza não é evidente hoje.

Os investidores também devem estar atentos à temporada de resultados, que mostrou resultados mistos para a maioria das empresas. As empresas de energia e industriais estão indo bem, mas as ações de tecnologia que foram altamente correlacionadas aos valores das crypto estão com dificuldades. As empresas estão cortando funcionários, incluindo o outrora impenetrável Shopify, que surpreendeu os investidores hoje ao anunciar que reduziria seu número de funcionários em cerca de 10%.

Não está claro se esse corte de custos significa que a economia está entrando em recessão ou se as empresas de tecnologia se expandiram muito agressivamente durante a pandemia, mas os investidores estão preocupados que este não seja o último sapato a cair.

Por Travis Hoium