Em 19 de abril de 2018, o Parlamento Europeu (“PE”) adotou a proposta da Comissão Européia (a “Comissão”) de uma quinta diretiva contra o branqueamento de capitais (“AMLD5”) para prevenir o financiamento do terrorismo e o branqueamento de capitais através do sistema financeiro da União Europeia ( “EU”). A Comissão propôs esta diretiva em 26 de julho de 2016 para construir e emendar a Quarta Diretiva Anti-Branqueamento de Capitais (“AMLD4”) – antes mesmo que todos os 28 estados membros implementassem o AMLD4.

No âmbito da AMLD4, a UE procurou combater o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo através da imposição de requisitos de registo e diligência devida relativamente a “entidades obrigadas”, que definiu como bancos e outras instituições financeiras e de crédito. Apelou igualmente à criação de registos centrais compostos por informações sobre quem é o proprietário das empresas que operam na UE e determinou que estes registos sejam acessíveis às autoridades nacionais e entidades obrigadas. No entanto, o Banco Central Europeu (BCE) alertou que a AMLD4 não conseguiu lidar efetivamente com as tendências recentes de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, que se estenderam por várias jurisdições e caíram tanto dentro como fora do setor financeiro tradicional. Como resultado, e em resposta aos recentes ataques terroristas na Europa e aos Panama Papers, o PE adotou o AMLD5 para acompanhar de forma mais eficaz essas tendências recentes.

Embora o AMLD5 contenha várias disposições importantes, incluindo uma proposta de registro público de beneficiários de entidades legais, focamos aqui como a AMLD5 aborda, pela primeira vez, os possíveis riscos de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo representados por moedas virtuais.

Esta directiva alterada reflecte a coordenação de quatro órgãos distintos: (1) a Comissão, que funciona como órgão executivo da UE e representa os interesses da Europa no seu conjunto; (2) o PE, que representa os cidadãos da UE e é eleito diretamente por eles; (3) o Conselho da União Europeia, que representa os governos dos países membros individuais; e (4) o Grupo de Acção Financeira Internacional (“GAFI”), um organismo intergovernamental independente que se desenvolveu em 2012 e actualizou pela última vez em 2018 um quadro abrangente de medidas a implementar pelos países da UE para combater o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo.

Em resposta a essas recomendações, a Comissão, a UE e o Conselho criaram cinco diretivas que elaboram as medidas preconizadas pelo GAFI. Em contraste com os regulamentos e decisões da UE, as directivas não são vinculativas para os estados membros. Em vez disso, eles articulam metas para os estados membros implementarem através de suas próprias leis.

O AMLD5 reflete as seguintes metas principais para os estados membros implementarem até o final de 2019:

  • Aumentar a transparência sobre os beneficiários efetivos das empresas que operam na UE, através da criação de registos centrais públicos para entidades jurídicas;
  • Garantir que todos os Estados membros centralizem os registros nacionais de contas bancárias e de pagamento ou sistemas centrais de recuperação de dados;
  • Expandindo a autoridade das Unidades de Inteligência Financeira da UE (“FIUs”), aumentando seu acesso a registros centralizados de contas bancárias e facilitando sua cooperação entre as nações por meio de registros interconectados;
  • Abordar os riscos de moedas virtuais e cartões pré-pagos serem usados ​​para financiamento do terrorismo e lavagem de dinheiro;
  • Melhorar as salvaguardas para transações financeiras envolvendo países de alto risco, não pertencentes à UE.
  • A Directiva alterada altera os intercâmbios em moeda virtual – pela primeira vez – para os regulamentos da UE.

A Directiva modificada altera os intercâmbios em moeda virtual – pela primeira vez – para os regulamentos da UE

Como a Comissão explicou, os recentes ataques terroristas “trouxeram à luz novas tendências emergentes, em particular no que diz respeito à forma como grupos terroristas financiam e conduzem suas operações”. Entre essas tendências, a principal é o uso de moedas virtuais para facilitar o financiamento do terrorismo e lavagem de dinheiro. Em 2014, a Autoridade Bancária Europeia alertou que as transações em moeda virtual são particularmente vulneráveis ​​ao uso indevido criminal porque (1) permitem que as partes envolvidas mantenham o anonimato; e (2) não estão confinados às fronteiras jurisdicionais. Até este ponto, no entanto, a UE não regulamentou transações em moeda virtual.

O AMLD5 responde a esses riscos por meio de várias alterações importantes. Em primeiro lugar, a diretiva alterada ampliou o âmbito da diretiva, ao incluir as plataformas de troca de moeda virtual (“VCEPs”) e os fornecedores de carteira de custódia (“CWPs”) como “entidades obrigadas” sujeitas à regulamentação da UE. Isso reflete uma expansão significativa de “entidades obrigadas” que, no âmbito do AMLD4, estavam limitadas a entidades mais tradicionais, como instituições financeiras, contadores e consultores fiscais.

Como a Comissão explicou, os VCEPs funcionam como trocas de moeda eletrônicas que negociam moedas virtuais por moedas fiduciárias. Ele descreveu os CWPs como detentores de contas em moeda virtual em nome de seus clientes – servindo efetivamente como bancos oferecendo uma conta corrente na qual o dinheiro fiduciário pode ser depositado, armazenado e transferido. Como “entidades obrigadas”, os VCEPs e CWPs passarão a enfrentar os mesmos requisitos regulamentares previstos na diretiva alterada que os bancos e outras instituições financeiras. Isso inclui obrigações de registro junto às autoridades nacionais de combate à lavagem de dinheiro, implementação de controles de devida diligência do cliente, monitoramento regular de transações em moeda virtual e relato de atividade suspeita a entidades governamentais. Essas obrigações são semelhantes às obrigações de AML impostas às trocas de moeda virtuais nos EUA representam empresas de serviços financeiros (MSBs) sujeitas à Lei de Segredos do Banco e obrigadas a registrar-se como MSBs no FinCEN.

Ao impor esses requisitos aos VCEPs e CWPs, a diretiva alterada permite que as FIUs acumulem as informações essenciais necessárias para monitorar e detectar o financiamento do terrorismo e a lavagem de dinheiro por meio de moedas virtuais. Além disso, o AMLD5 fornece às FIU acesso direto a informações mantidas por entidades obrigadas – incluindo VCEPs e CWPs – independentemente de essas entidades terem apresentado relatórios de transações suspeitas.

Segundo, o AMLD5 aumenta a transparência das transações em moeda virtual executadas sem VCEPs ou CWPs. Como a Comissão reconheceu, incluindo os VCEPs e CWPs como entidades obrigadas “não aborda inteiramente a questão do anonimato associada às transações em moeda virtual, uma vez que grande parte do ambiente de moeda virtual permaneceria anônima porque os usuários também podem realizar transações sem estes Como resultado, a diretiva revisada propõe que os Estados membros criem bancos de dados centrais compostos de identidades e endereços de carteira de usuários de moeda virtual – não apenas aqueles que utilizam VCEPs ou CWPs – bem como formulários de auto-declaração enviados por usuários de moeda virtual. Além disso, o AMLD5 direciona os estados membros a autorizar as FIUs nacionais a acessar as informações nesses bancos de dados.

Terceiro, o AMLD5 simplifica as estruturas regulatórias dos estados membros para a moeda virtual, definindo os principais termos e instruindo os estados membros a implementar essas definições em sua legislação de AML. Por exemplo, a diretiva alterada define “moeda virtual” como uma “representação digital de valor que não é emitida ou garantida por um banco central ou uma autoridade pública, não está necessariamente vinculada a uma moeda legalmente estabelecida e não possui um status legal de moeda ou dinheiro, mas é aceito por pessoas físicas ou jurídicas como meio de troca e que pode ser transferido, armazenado e negociado eletronicamente. ”Ele também define um CWP como uma“ entidade que fornece serviços para proteger chaves criptográficas privadas em nome de seus clientes, para armazenar, armazenar e transferir moedas virtuais ”.